Banco Itaú terá de indenizar funcionária submetida a ‘terror psicológico’

indenizacao

O banco Itaú e as empresas Hipercard e Allis foram condenadas pela Justiça a pagar, juntas, indenização de R$ 100 mil por danos morais a uma supervisora que era obrigada a cumprir e a cobrar metas abusivas de seus subordinados em Florianópolis.

O juiz do trabalho Valter Túlio Amado Ribeiro entendeu que os funcionários foram submetidos a um clima de ‘terror psicológico’ e assédio generalizado, caracterizando a chamada ‘gestão por estresse’, conforme a 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis.

Contratada como terceirizada, a supervisora atuava em uma loja em um shopping de Florianópolis, onde vendia planos de seguro, empréstimos e cartões de crédito. Ela disse à Justiça que era orientada a fazer o cliente ‘engolir’ diversos serviços não solicitados, sob constante ameaça de ser dispensada.

A funcionária relatou ainda agressões entre os membros da equipe, especialmente quando os resultados não eram alcançados.

À Justiça do Trabalho, o Itaú e a Hipercard contestaram as acusações, alegando que as metas eram compatíveis com a função dos empregados, sendo frequentemente atingidas ou superadas. A defesa das empresas também negou as ameaças de demissão e afirmou que as reclamações de assédio eram infundadas.

Opressão
Com as provas apresentadas, o juiz entendeu que a rotina de trabalho da empregada envolvia metas exageradas e orientações opressoras. Ele considerou que, mesmo na posição de supervisora, a funcionária não poderia ser responsabilizada como coautora do assédio, já que todos os empregados se revezavam na prática.

De acordo com a 2ª Vara do Trabalho, a defesa ainda pode recorrer da decisão.

(G1 Santa Catarina)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s