O UFC 141, última edição do maior evento de MMA do mundo em 2011, acontece nesta sexta-feira, em Las Vegas, e terá como atração principal um verdadeiro duelo de titãs na categoria dos pesos pesados. De um lado, o americano Brock Lesnar, 1,91m de altura e 120kg; do outro, o holandês Alistair Overeem, 1,96m de altura e 116kg. O vencedor da luta, que envolve o terceiro e o quarto colocados entre os pesados do Ranking Combate de MMA, enfrentará o brasileiro Júnior Cigano, atual campeão da divisão, em sua primeira defesa de cinturão, provavelmente no meio do ano de 2012. O canal Combate transmite ao vivo na íntegra a partir de 22h15m (horário de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real a partir de 22h.

UFC 141 - encarada entre Brock Lesnar e Alistair Overeem (Foto: Getty Images)Brock Lesnar (E) e Alistair Overeem se encaram intensamente na pesagem de quinta (Foto: Getty Images)

Ex-campeão dos pesados do UFC, Brock Lesnar volta ao octógono mais famoso do mundo após recuperar-se de uma diverticulite que o deixou fora de combate por mais de um ano – sua última luta foi a derrota para Cain Velásquez no UFC 121, em 23 de outubro de 2010.

– Estou totalmente recuperado. Minha saúde está 100%, e me sinto honrado em poder voltar a lutar no UFC. Estou pronto para tudo. Alistair Overeem não tem ideia da fera que terá pela frente – disse o gigante americano, na entrevista coletiva oficial do evento.

Para o holandês, ex-campeão do Strikeforce e que vem de sete vitórias seguidas, sua estreia no UFC após 46 lutas como profissional vem em um bom momento de sua carreira. O lutador teve de se submeter a um exame antidoping feito pela Comissão Atlética de Nevada para ganhar a licença necessária para competir no UFC. Havia suspeitas de que Overeem teria utilizado substâncias proibidas para ganhar massa muscular.

– Hoje sinto que ninguém tem condições de fazer uma luta franca e aberta comigo. Estou na minha melhor forma, me sinto bem preparado e vou nocautear Brock Lesnar. Sobre os testes, podem fazer quantos quiserem. Sei que não usei nada proibido e estou à disposição para qualquer novo exame – declarou.

Além do duelo dos gigantes Lesnar e Overeem, o UFC 141 terá mais quatro lutas em seu card principal. Delas, duas terão apelos especiais. Entre os leves, Nate Diaz enfrenta Donald Cerrone. Na entrevista coletiva, os dois lutadores se encararam de forma agressiva, e Diaz chegou a dar um tapa no chapéu de Cerrone. Os lutadores tiveram que ser separados por Dana White para que não se agredissem no palco. Com menos rivalidade, mas com muita expectativa, os meio-médios Jon Fitch e Johny Hendricks se enfrentarão para decidir quem entra na fila por uma oportunidade diante do campeão Georges St. Pierre.

No card preliminar, três brasileiros subirão ao octógono do UFC 141: Júnior Assunção encara o inglês Ross Pearson na categoria dos pesos pena; o meio-médio Luis “Beição” Ramos faz sua segunda luta no UFC contra Matt Riddle, após ter sido derrotado por Erick Silva no UFC Rio, e Diego Nunes terá pela frente o perigoso armênio Manny Gamburyan, também pelos pesos pena. Essa luta virá cercada de rivalidade, uma vez que Gamburyan não esqueceu uma provocação feita por Nunes no WEC 51, quando enfrentou José Aldo, companheiro de treinos de Nunes. Em uma sessão de autógrafos, Nunes teria assinado sobre a foto de Gamburyan, que encarou o fato como um desrespeito.

– Era um cartaz comigo e com o José Aldo. Todos os lutadores assinaram o cartaz, e esse idiota assinou bem no meu rosto, assim (cruzado sobre o nariz e testa). Fiquei bem irritado, ele me desrespeitou por nada. Vou dar uma surra nesse cara – declarou Gamburyan.

Confira todas as lutas do UFC 141

CARD PRINCIPAL
Brock Lesnar x Alistair Overeem (Peso pesado)
Nate Diaz x Donald Cerrone (Peso-leve)
Jon Fitch x Johny Hendricks (Peso meio-médio)
Alexander Gustafsson x Vladimir Matyushenko (Peso meio-pesado)
Nam Phan x Jimy Hettes (Peso pena)

CARD PRELIMINAR
Ross Pearson x Júnior Assunção (Peso pena) – Transmissão do SporTV.com
Anthony Njokuani x Danny Castillo (Peso leve) – Transmissão do SporTV.com
Dong Hyun Kim x Sean Pierson (Peso meio-médio)
Jacob Volkmann x Efrain Escudero (Peso leve)
Luis “Beição” Ramos x Matt Riddle (Peso meio-médio)
Diego Nunes x Manny Gamburyan (Peso pena)

(SPORTV)