
Em uma vistoria feita em 21 bueiros do centro do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (8), técnicos do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) constataram que, em 16 deles, há 100% de chances de ocorrer uma explosão caso alguma centelha seja acesa próximo da galeria subterrânea.
Segundo o Crea-RJ, o risco se deve à presença de gás nos bueiros. Os fiscais constataram ainda que, em sete galerias, a chance de explosão variava de 60% a 80% e, em cinco, não foi encontrada nenhuma alteração. O órgão não informou a quem pertence os bueiros analisados. O trabalho de fiscalização continuará nesta tarde.
Na última segunda-feira (4), quatro bueiros da Light explodiram na rua da Assembleia, no centro. Três pessoas ficaram feridas. Uma outra galeria subterrânea da concessionária explodiu na rua Sete de Setembro, também no centro, no dia seguinte.
As sucessivas explosões de bueiros na cidade nos últimos meses levou a Prefeitura do Rio de Janeiro a anunciar multas contra a Light.
Nesta semana também, a companhia concordou com as normas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi assinado com o Ministério Público Estadual, para pagar uma multa de R$ 100 mil por cada explosão de bueiros que cause, não só mortes ou lesões corporais, como também danos ao patrimônio público ou privado.
(Portal Ultimo Segundo)