O Ceará deve ganhar mais uma usina termelétrica. Está saindo do forno o projeto da Termelétrica José de Alencar, a ser construída no Pecém. A operação deve começar ainda este ano.

A térmica é um projeto da Cauípe Geradora de Energia e será feita em Caucaia. De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência da usina será de 308 MW.

O combustível a ser usado na termelétrica é gás natural. O fornecimento de gás vem da Petrobras e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). As obras dos pontos de entrega do gás já foram concluídas.

A previsão é que a obra da termelétrica esteja pronta em julho.

O projeto obteve licença de instalação por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), permitindo assim o início das obras.

O Governo do Estado assegurou ainda, o fornecimento de água para a operação da nova termelétrica. A água, de forma inicial, vem de um açude de Caucaia. Mas, com a conclusão do Eixão das Águas, a usina também pode receber as águas do açude Castanhão.

ENTENDA A NOTÍCIA

A estrutura do Complexo do Pecém, com porto e rodovias, é um atrativo para grandes projetos, como as termelétricas e a siderúrgica, por exemplo, assim como a refinaria Premium II da Petrobras.

(Diego Lage – O Povo Online)

Anúncios