À meia-noite de domingo, 18, começa o horário de verão nos estados das regiões Sul, Sudeste, e Centro Oeste, incluindo o Distrito Federal. Quem mora no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília deve adiantar relógios em uma hora. A mudança, que vai ser empregada pela 36ª vez no Brasil, irá vigorar até 21 de fevereiro de 2010.

Para o Ceará e demais estados do Nordeste, assim como a Região Norte, embora o horário não sofra qualquer adiantamento, a mudança representa alterações nas programações de rádios e televisões afiliadas às redes nacionais, horários de voos nos aeroportos e de funcionamento dos bancos. Concursos em nível nacional nesse período também serão afetados, obedecendo a hora que estará vigorando em Brasília.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos estados sem horário de verão os bancos passarão a abrir uma hora mais cedo a partir de segunda-feira, 19. Ou seja, às 9 horas. E fecharão antecipadamente, às 15 horas, ao invés das 16h, como é costume. Para quem tem prevista viagem de avião, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) recomenda que passageiros fiquem atentos e verifiquem os horários dos voos com as respectivas companhias aéreas.

A programação das TVs também sofrerá alterações com programas começando mais cedo para quem mora no Nordeste e no Norte. Entre as emissoras do Grupo de Comunicação O POVO, a TV O POVO, afiliada à Rede Cultura, pelo menos até o próximo dia 25 irá manter os programas da grade local nos horários já conhecidos pelos telespectadores. Até ontem, não havia sido enviado nenhum comunicado sobre possíveis alterações na programação da Cultura em função do horário de verão. Já na rádio O POVO/CBN (1.010 khz) haverá mudanças a partir de segunda-feira, 19.

Das 5h às 8 horas irá ao ar o Jornal da CBN 1ª edição e, das 8 às 11 horas, o Grande Jornal. O CBN Brasil será das 11 às 13 horas, e o Debates do POVO das 13 às 14 horas. O programa Mercado e Negócios passa a ser das 14 às 15 horas, e a Revista O POVO/CBN das 15 às 16 horas. Na sequência irá ao ar o jornal da CBN 2ª edição, entre 16 e 18 horas. O Trem Bala, programa esportivo apresentado por Alan Neto, será das 18 às 19 horas.

Fonte: O Povo Online