O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sediará o Hospital Regional Metropolitano (HRM), a ser construído pelo Governo do Estado.  

O anúncio foi feito ontem, pelo governador Cid Gomes, durante a inauguração da nova sede da Agência da Previdência Social (APS), no município.

A escolha da localização do equipamento de urgência e emergência deu-se, segundo o Governo do Estado, pelo critério de viabilidade de Parceria Público Privada (PPP) para a obra.

Ao todos, serão 500 leitos incorporados ao sistema estadual de saúde. A previsão de funcionamento é a partir de junho de 2014. A expectativa do Governo é disponibilizar o HRM para a Copa do Mundo de 2014.

“Maracanaú tem um localização bastante favorável, fica próximo a bairros mais pobres da Capital e próximo a diversos municípios que compõe a RMF”, destacou Cid. 

Quarto hospital

O HRM será o quarto equipamento do tipo. O primeiro, já em funcionamento, foi construído em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (Sul do Estado). Abrande 44 municípios.

O segundo, localizado no município de Sobral (Zona Norte) está em fase de conclusão. Lá, será atendida a população dos 55 municípios da macrorregião. Já o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central está em fase de licitação e será construído no município de Quixeramobim.

A estratégia do Governo é desafogar os grandes hospitais de Fortaleza que atendem a casos de alta complexidade, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF)-este último mantido pela Prefeitura da Capital.

“Até o final desse governo (dezembro de 2014) vamos dotar o Ceará da melhor estrutura de saúde pública do Brasil”, disse o governador. “O nosso compromisso é lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou. 

ENTENDA A NOTÍCIA

Diante da pressão que a demanda de todo o Ceará exerce sobre os grandes hospitais públicos de Fortaleza, o Governo do Estado resolveu construir equipamentos do tipo em locais estratégicos do Estado.

(O Povo Online)