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O setor lojista fortalezense espera alavancar as vendas no mês de março, período historicamente conhecido pela queda no faturamento após o desempenho de fim de ano e promoções no início do ano seguinte. Para isso, cerca de três mil lojas, algumas também da Região Metropolitana, participam da quarta edição do Fortaleza Liquida, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março e promete dar um ânimo no faturamento durante período, com mercadorias até 80% mais baratas.

“Esse evento é justamente para animar o comércio varejista em uma época em que as estatísticas e nossa experiência apontam um esfriamento nos negócios com uma queda acentuada nas vendas. É uma ressaca de fim de ano que vem depois do Carnaval. Nosso propósito é dar um ânimo para o mercado, que deve suportar a expectativa da próxima data comemorativa, que é o Dia das Mães”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro.

Grandes lojas aderiram à campanha. Entre elas, está a Casas Bahia, que terá linhas de produtos, entre móveis, eletrodomésticos e eletrônicos com descontos de até 70% em seus seis pontos de vendas de Fortaleza. De acordo com Freitas Cordeiro, as lojas devem ofertar bons produtos. “O consumidor vai encontrar produtos que não são de ponta de estoque. São produtos de promoção de fato”, afirma ele, destacando que nem todos os produtos das lojas precisam estar com preços reduzidos.

R$ 259 mi em vendas

Para este ano, a previsão de faturamento com a liquidação tem incremento de 17,7% em relação à edição de 2011, quando as vendas durante o evento somaram R$ 220 milhões. “Colocando um tiquete médio em torno de R$ 37 e multiplicando pelo numero de cupons, temos uma expectativa de R$ 259 milhões para um período de dez dias”, comemora Freitas Cordeiro.

Sorteio

Além de oferecer mercadorias com preços promocionais, a campanha vai estimular mais ainda o cliente promovendo o sorteio de um automóvel Mercedes Benz e de cinco caminhões com prêmios para mobiliar uma casa completa, segundo Freitas. Para participar, o cliente deverá preencher um cupom que receberá a cada R$ 25 em compras. Consumidores que utilizarem cartões da Redecard para pagamento das compras terão direito ao dobro de cupons. Para este ano, a CDL providenciou sete milhões de cupons.

Consumidor fiscalizador

Conforme o presidente da CDL, o consumidor será um colaborador do Fortaleza Liquida. “Se ele constatar algum produto que esteja simulando uma promoção, deve ligar para a CDL que terá gente de plantão. Nós entraremos em contato com a empresa e vamos constatar a veracidade da denúncia. Se preceder, excluímos o lojista”, alerta Freitas.

Estímulo ao lojista

Os lojistas participantes da campanha poderão parcelar em até três vezes o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A iniciativa do Governo do Estado do Ceará.

(ANA BEATRIZ SUGETTE, Diário do Nordeste)

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