A Secretaria Especial da Copa no Ceará (Secopa-CE) divulgou o pôster oficial de Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014, no fim da tarde deste domingo (25). A imagem traz uma grande bola voando do Estádio Castelão. Na bola, o desenho dos principais pontos turísticos da Capital cearense, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Coluna da Hora, o Theatro José Alencar e a Ponte dos Ingleses.

O lançamento foi em palco montado ao lado do Castelão, que está com 95% da obra de reforma e modernização pronta. Para marcar a apresentação, a dupla cearense Italo & Renno cantou para o público presente ao lançamento oficial do pôster.

O secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, que estava no evento ao lado de outras autoridades, foi o responsável pelo anúncio do pôster, feito em um telão de LED de 12 metros quadrados.

No entanto, no momento da projeção, uma série de problemas técnicos atrapalhou a exibição. Após a contagem regressiva, o telão ficou preto e branco, só mostrando o pôster minutos depois. E mesmo assim, sem a animação esperada e anunciando.

A ideia do pôster

A imagem criada para representar a Fortaleza da Copa do Mundo de 2014 retrata a paixão pelo futebol. A bola que sai do Castelão, em movimento pelo céu, traz os principais monumentos da cidade e a tradicional prática do esporte no litoral brasileiro.

As texturas e traços utilizados são a representação de uma cidade moderna, mas que preserva suas tradições. A ideia da bola sair do estádio remete à explosão de alegria, cultura e beleza que não cabe mais nas arquibancadas e espalha-se pela cidade. A mistura de cores na imagem se movimenta como as ondas do mar, os raios de sol e a própria torcida de futebol.

– Retratamos de forma inequívoca a importância da Copa do Mundo de 2014 para a economia cearense. A partir da Arena Castelão, será possível que o Brasil e o mundo conheçam as nossas belezas naturais, a nossa cultura, e que, definitivamente, o Ceará se fortaleça na rota do turismo nacional e internacional – pontuou Ferruccio Feitosa.

A cerimônia de entrega das obras e de reinauguração do Estádio Castelão será no próximo dia 16 de dezembro, com a presença da presidente Dilma Rousseff e show do cantor Fagner.

(Esporte Espetacular)