Durante o feriado da Proclamação da República, comemorado nesta quinta-feira (15), o funcionamento de alguns serviços de Belo Horizonte vão ser alterados. Por se tratar de um feriado prolongado, alguns lugares também não vão ser abertos nesta sexta-feira (16). Confira abaixo como funciona cada serviço. 

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias da capital mineira não abrem para atendimento ao público, nesta quinta-feira (15). Na sexta, o funcionamento é normal.

BH Resolve
A central de atendimento ao cidadão, BH Resolve, não vai funcionar nos dois dias.

Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a abertura do comércio, nesta quinta-feira, é facultativo. Já na sexta, funciona normalmente.

Abastecimento
O Mercado do Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital, funciona na quinta, das 8h às 14h, e na sexta-feira, das 8h às 19h.
A Central de Abastecimento Municipal abre quinta, das 8h às 14h, e na sexta-feira, das 8h às 19h. A Feira Coberta do Padre Eustáquio funciona quinta, das 8h às 14h, e na sexta-feira, das 8h às 19h. Os Sacolões Abastecer abrem quinta das 8h às 14h e na sexta, das 8h às 19h. As Feiras Livres vão funcionar na quinta, das 7h às 13h, e na sexta, das 7h às 13h. A Feira de Orgânicos não abre quinta e o funcionamento é facultativo na sexta-feira, das 7h às 12h. O Direto da Roça vai ter funcionamento facultativo quinta, das 7h às 13h. Na sexta-feira, abre normalmente. A Feira Modelo, o Banco de Alimentos, o Armazém da Roça, o Mercado da Lagoinha, os Restaurantes Populares I, II, III e IV e o Refeitório Popular da Câmara Municipal vão estar fechados nos dois dias.

Plantão da Defesa Civil
O plantão da Defesa Civil Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos feriados. O telefone é o 199.

Limpeza Urbana
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a coleta de lixo vai ser executada normalmente na quinta-feira, mas sem serviço de coleta seletiva. Haverá plantão de varrição nas regiões central e hospitalar, além da Savassi. Na sexta-feira, todos os serviços funcionarão normalmente

Transporte
As linhas de ônibus da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) circulam, nesta quinta-feira (15) com o quadro de horários de domingos e feriados. Já na sexta-feira, as linhas funcionam de acordo com o quadro de horário de dias atípicos.

Cultura
No feriado, o Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, funciona na quinta-feira, das 10h às 21h, e na sexta-feira, das 10h às 17h. O Museu de Arte da Pampulha vai estar aberto quinta e sexta-feira, das 9h às 18h.
Parques
Todos os parques municipais vão estar abertos das 8h às 18h, com exceção do Parque Municipal, que vai ser aberto ao público, nos dois dias, das 6h às 18h. O mirante do bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul, vai funcionar das 10h às 22h.

Informações turísticas
Os postos de informações turísticas funcionam em diferentes horários, neste feriado. O Aeroporto de Confins abre quinta, das 8h às 18h, e na sexta, das 8h às 22h. O Centro de Referência Turística Álvaro Hardy funciona quinta e na sexta-feira, das 8h às 17h. O Aeroporto da Pampulha e a Rodoviária vão funcionar das 8h às 18h nos dois dias. O Mercado Central vai estar aberto quinta, das 8h às13h, e na sexta-feira, das 8h às 18. O Mercado das Flores abre na quinta, das 8h às 15h e na sexta-feira, das 8h30 às 18h30. O Belotur não funciona em nenhum dos dois dias.

Saúde
Nos dois dias, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internações, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço de Urgência Psiquiátrica funcionam normalmente. Os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) funcionam com escala mínima durante o dia e, à noite, com equipe completa. As unidades da Rede Fhemig, na capital, vão atender urgência e emergência, conforme suas especialidades.

Copasa
As atividades administrativas, incluindo os serviços prestados nas agências de atendimento ao cliente, vão ser paralisados a partir das 18h desta quarta-feira (14), sendo retomados nesta segunda-feira (19). Os serviços essenciais de produção de água, coleta e tratamentos de esgotos, vão ser prestados pela equipe de plantão.

(G1 Minas)