No ano passado, as famílias brasileiras tinham, em média, 3,1 pessoas, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Apesar disso, para as famílias com renda per capita de até R$ 127,50, a média foi de 4,2 pessoas por família em 2009.

Segundo especialistas, a diminuição do tamanho dos domicílios brasileiros explica boa parte da melhora das condições de vida da população, principalmente o aumento da renda per capita, nos últimos anos. Em 1999, os arranjos familiares eram compostos por 3,4 pessoas, na média para todos os estratos de renda.

“Nas últimas décadas, as tendências mais proeminentes são, sem dúvida, as reduções do tamanho da família e do número de casais com filhos e o crescimento do tipo de família formado por casais sem filhos”, diz o IBGE.

No ano passado, 12% dos domicílios brasileiros tinham só um morador. E cerca de um quinto das casas (22,6%) tinha só duas pessoas. Já a proporção dos casais sem filhos no país passou de 13,3% para 17,1% no ano passado.
   
(Folha Press)