O trânsito na Aldeota deve ganhar um novo cenário até o fim deste ano. O estudo elaborado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para diminuir o congestionamento na Aldeota ficou pronto e deve ser executado ainda este ano. Segundo o diretor de trânsito da AMC, Carlos Henrique Pires, uma reunião está marcada para a manhã de hoje, com representantes da Prefeitura, para traçar estratégias de divulgação e execução do projeto. “Precisamos fechar alguns detalhes internamente, mas a ideia é iniciar a execução este ano“, afirma.

Uma das principais mudanças apontadas pelo estudo é a transformação das avenidas Santos Dumont e Dom Luiz em vias de sentido único. O tráfego na avenida Santos Dumont passaria a ter apenas o sentido oeste-leste (Centro/Aldeota) e a avenida Dom Luiz, o sentido leste-oeste (Aldeota/Centro). O advogado João Vianei, 59, passa diariamente pelas duas avenidas e aprovou a iniciativa. “Do jeito que está não dá mais. A proposta é boa e parece resolver o problema“, opina. Para o estudante Thiago Barbosa, 24, a implementação deve ser baseada em experiências de outras cidades. “Não tenho opinião formada. É uma decisão que vai gerar muito impacto na região“, acrescenta.

O sistema de binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luiz já é discutido há pelo menos quatro anos como possível solução para a Aldeota, mas nunca foi testado ou aplicado. Em junho do ano passado, O POVO mostrou a execução da primeira fase do projeto, quando cerca de mil pessoas foram entrevistadas sobre o assunto.

O estudo sobre a mudança no trânsito da Aldeota aponta outras intervenções, como a criação de faixas exclusivas, preferenciais ou compartilhadas para ônibus e a remoção de canteiros e estacionamentos recuados. A vendedora Jaqueline Lima, 35, trabalha na avenida Dom Luiz e acha que a mudança pode trazer prejuízos para o comércio. “A via vai ficar mais movimentada e os clientes não terão onde estacionar. Acho que vai piorar“.

E-MAIS

>Em junho de 2009, O POVO mostrou que o estudo estava na primeira fase e já tinha entrevistado cerca de mil pessoas. Essa fase duraria até o início de agosto.

>Os questionários foram aplicados pela AMC em pontos da Aldeota que concentram muitos deslocamentos com transporte individual.

>O próximo passo seria a realização de simulações no trânsito durante o segundo semestre de 2009. A previsão era que o estudo fosse apresentado e implantado >até o fim do ano.

>Em dezembro de 2009, o estudo ainda não tinha sido concluído. A justificativa foi a prioridade na execução de outras ações, como a recuperação da sinalização horizontal em toda a cidade.

>Um novo prazo foi dado. Em cerca de 45 dias o estudo será concluído e, logo em seguida, apresentado à sociedade.

>O sistema de binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luiz já é discutido há pelo menos quatro anos como possível solução para a Aldeota, mas nunca foi testado ou aplicado.

(O Povo Online)

Anúncios