you're reading...
Atualidades, Política

O fracasso quase consumado de Cid Gomes

Da coluna Política, no O POVO deste sábado (11), pelo jornalista Érico Firmo:

O governo Cid Gomes (PSB) já assegurou alguns legados importantíssimos e tem outros muito bem encaminhados. Para ficar nos mais relevantes, os indicadores de qualidade na educação melhoraram de forma generalizada e está em construção uma notável rede de saúde.

Todavia, está praticamente consumado o fracasso naquela que foi a prioridade número um da eleição de Cid: a segurança. Gastou-se muito, como nunca antes. Mas o resultado é pífio – pior ainda diante da despesa feita.

Aqui cabe um parêntese: quando Luizianne Lins (PT) acabara de ser reeleita prefeita, Ivo Gomes (PSB), irmão do governador e ainda aliado do PT na época, fez crítica bastante pertinente à educação municipal. Queixou-se da ênfase dada a coisas relevantes, mas acessórias, como fardamento e material escolar. E, sem desmerecer a importância desses aspectos, cobrava atenção à qualidade. Pois bem, o irmão de Ivo incorreu no mesmo erro na segurança. Deu atenção demais aos equipamentos de ponta, às delegacias. Mas não conseguiu resolver o essencial, embora tenha tentado.

Cid sabia que a formação policial era crucial e, por isso, construiu a nova academia. Contudo, mais uma vez, só o concreto não foi solução. Encaminhando-se para a reta final de mandato, o comando da academia é substituído. Para além de nomes, há um cavalo de pau no perfil. Junto com César Barreira, sai a universidade, o conceito. Com Roosevelt Alencar, certo estilo “pé de boi” chega à formação policial.

A guinada é significativa e dificilmente haverá tempo para a mudança mostrar resultado. Sobretudo perto da eleição de 2014, é bem provável que haja a intensificação do policiamento ostensivo nas ruas, com previsível melhora nos indicadores. Nesse caso, será mero analgésico que adormece a dor sem curar o mal.

Mas o tempo para melhorias efetivas e estruturais com resultados ainda nesse governo parece perto do fim. O prazo para evitar o fracasso na prioridade número um do governador começa a se exaurir.

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES TOTAIS

  • 8,674,240 visitas

VISITANTES ON-LINE

SAUDAÇÕES

Sejam tod@s muito bem vind@s!

O blog diálogos políticos é uma iniciativa da Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará. Nosso objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas interessadas nos mais diversos temas da conjuntura brasileira.

MEDIADOR

. Geógrafo e Funcionário da Secretaria de Formação do SEEB/CE. Atua na CCP-Banco do Brasil e CCV-Caixa. Diretor da AESB e Delegado Sindical do SINTEC-CE.

MÚSICA

Direito a Liberdade de Expressão

"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
free counters
%d blogueiros gostam disto: