ONG Grupo Gay da Bahia cria site para contabilizar assassinatos de homossexuais

ONG Grupo Gay da Bahia (GGB) criou um site para registrar e contabilizar os casos de assassinatos de homossexuais pelo Brasil. Dos 266 registros de homicídios de gays, lésbicas e travestis em todo o país no ano passado, 10 foram no nosso Ceará – três a mais do que em 2010, quando sete foram mortos. Em 2011, o Ceará ocupou a 8ª colocação no Brasil em assassinatos de homossexuais.

Em Fortaleza, o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra contabilizou a morte de pelo menos nove homossexuais no ano passado, nos 221 casos de violência física registrados. De acordo com a assessora jurídica do órgão, Rose Marques, esses números enfrentam um problema de sub notificação, pois “não existe um órgão de segurança específico para registrar crimes com causas homofóbicas”.

A página “Quem a homofobia matou hoje” já contabiliza os homicídios de 165 gays, travestis e lésbicas de janeiro a junho de 2012. O número é 28% maior do que de igual período de 2011 passado e equivalente a 62% das 266 mortes contabilizadas em todo o ano passado pelo GGB, com base em notícias de jornais. A maioria dos homicídios homofóbicos deste ano aconteceu em São Paulo, 19; seguidos da Paraíba, 15; e Bahia 14; de acordo com o levantamento.

Luiz Mott, fundador do GGB, adiantou que o grupo critica há anos o Governo federal por não criar esse banco de dados oficial dos crimes homofóbicos.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República informou em Brasília que mantém o Disque Direitos Humanos (Disque 100) com um atendimento específico para violações contra a população classificada de LGBT, desde 2011.

Com informações da Folha de São Paulo

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s