A inauguração do Hospital da Mulher e da Criança Eneida Soares Pessoa, localizado em Maracanaú, que estava prevista para março, foi adiada por mais dois meses. O motivo, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maracanáu, é que a unidade ainda está à espera de alguns equipamentos.

O hospital iniciou alguns atendimentos à população em fevereiro, mas o funcionamento por completo ocorrerá apenas em maio.

Atualmente, o centro de atendimento está com 95% das obras concluídas e, segundo a Prefeitura, ainda falta a entrega dos ares-condicionados do centro cirúrgico. A ordem de serviço para as obras do Hospital da Mulher e da Criança de Maracanaú foi assinada pelo prefeito em 2008, iniciando a construção no ano seguinte.

O projeto está orçado em R$ 8 milhões e é resultado de um convênio com o Ministério da Saúde.

Atendimento

O hospital atenderá a população feminina do município e de cidades vizinhas, tornando-se referência para o Ceará.

De acordo com o Município, mulheres e crianças já contam com serviços de prevenção, pré-natal de risco, ambulatorial de mastologia e atendimento especializado em pediatria.

Após a finalização das obras, a unidade contará com oito leitos de UTI neonatal, 52 do alojamento conjunto, três leitos de isolamento, oito leitos pré-partos, 46 para casos de médio risco, oito de mães cangurus, três para pós partos, três para salas de parto normal, dois leitos para partos de alto risco e para salas de aspiração intra-uterino.

A maternidade do Hospital Municipal de Maracanaú oferece atendimento de urgência e também de emergência obstétrica e ginecológica. Funcionam 20 leitos, entre eles, de pré-partos, de atendimento ginecológico na clínica cirúrgica e de neonatologia e emite certidão de nascimento gratuita.

Homenagem

Segundo a Prefeitura de Maracanáu, o hospital é uma homenagem do prefeito Roberto Pessoa a sua mãe, Eneida Soares Pessoa e será inaugurado no dia 13 de maio, data comemorativa do Dia da Mães.

(DIÁRIO DO NORDESTE)