Professores e pesquisadores de Filosofia, abaixo assinados, manifestamos nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Seguem-se nossas razões.
Os oito anos de governo Lula constituíram um formidável movimento na direção da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, por meio da redução das desigualdades sociais e regionais e da luta pela erradicação da pobreza, objetivos expressos na Constituição da República Federativa do Brasil. Nesses oito anos, a pobreza foi reduzida em mais de 40%; mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média; a desigualdade de renda sofreu uma queda palpável. Tais políticas assinalam o compromisso do governo Lula com a realização dos objetivos de nossa República. Como ministra, Dilma Rousseff exerceu um papel central no sucesso dessa gestão. Cremos que sua chegada à Presidência representará a continuidade, aprofundamento e aperfeiçoamento do combate à pobreza e à desigualdade que marcou os últimos oito anos.

Há razões para duvidar que um eventual governo José Serra ofereça os mesmos prospectos. É notório o desprezo com que os programas sociais do atual governo – em particular o Bolsa Família – foram inicialmente recebidos pelos atores da coligação que sustenta o candidato. Frente ao sucesso de tais programas, José Serra vem agora verbalizar sua adesão a eles, quando não arroga para si sua primeira concepção. Não tendo ainda, passado o primeiro turno, apresentado um programa de governo, ele nos lança toda sorte de promessas – algumas das quais em franco contraste com sua gestão como governador de São Paulo – sem esclarecer como concretizá-las. O caráter errático de sua campanha justifica ceticismo quanto à consistência de seus compromissos. Seu discurso pautado por conveniências eleitorais indica aversão à responsabilidade que se espera de nossos representantes.

A cidadania exige o que Kant caracterizou como independência: o cidadão deve ser “seu próprio senhor”, por conseguinte possuir “alguma propriedade (e qualquer habilidade, ofício, arte ou ciência pode contar como propriedade) que lhe possibilite o sustento”. Os programas de transferência de renda implementados pelo governo não apenas ajudaram a proteger o país da crise econômica mundial – por induzirem o crescimento do mercado interno –, mas fortaleceram nossa democracia ao criar bases concretas para a cidadania de milhões de brasileiros. Se atentarmos ao seu formato institucional, veremos que eles proporcionam condições para a progressiva autonomia de seus beneficiários, ao invés de prendê-los em um círculo de dependência. Que mulheres e homens beneficiados por tais programas confiram seus votos às forças que lutaram por implementá-los não deve surpreender ninguém – trata-se, afinal, da lógica mesma da governança democrática.

Compromisso com a expansão e qualificação da universidade

Durante os oito anos do governo anterior, não se criou uma nova universidade federal sequer; os equipamentos das universidades federais viram-se em vergonhosa penúria; as verbas de pesquisa estiveram constantemente à mercê de contingenciamentos; o arrocho salarial, aliado à falta de perspectivas e reconhecimento, favoreceu a aposentadoria precoce de inúmeros docentes, sem a realização de concursos públicos para a reposição satisfatória de professores. O consórcio partidário que cerca a candidatura José Serra – o mesmo que deu guarida ao governo anterior – deve explicar por que e como não reeditará essa situação.

O atual governo tem agido não apenas para a recuperação do ensino superior e da pesquisa universitária, após anos de sucateamento, como tem implementado políticas para sua expansão e qualificação – com resultados já reconhecidos pela comunidade científica internacional. O PROUNI – atacado por um dos partidos da coligação de José Serra – possibilitou o acesso à universidade para mais de 700.000 brasileiros de baixa renda. Através do REUNI, as universidades federais têm assistido a um grande crescimento na infraestrutura e na contratação, mediante concurso público, de docentes qualificados. Programas de fomento, levados a cabo pelo CNPq e pela CAPES, têm proporcionado um sensível aumento da pesquisa em ciência e tecnologia, premissa central para o desenvolvimento do país. Foram criadas 14 novas universidades federais, testemunhando-se a interiorização do ensino superior no Brasil, levando o conhecimento às regiões mais pobres, menos desenvolvidas e mais necessitadas de apoio do Estado.

Em defesa do Estado laico e do respeito à diversidade de orientações espirituais

A Constituição Federal é clara na afirmação do caráter laico do Estado brasileiro. É garantida aos cidadãos brasileiros a liberdade de crença e consciência, não se admitindo que identidades religiosas se imponham como condição do exercício de direitos e do respeito à dignidade fundamental de cada um. É, pois, com preocupação que testemunhamos a instrumentalização do discurso religioso na presente corrida presidencial.

Em particular, deploramos a guarida de templos ao proselitismo a favor ou contra esta ou aquela candidatura – em clara afronta à legislação eleitoral. Dilma Rousseff, em particular, tem sido alvo de campanha difamatória baseada em ilações sobre suas convicções espirituais e na deliberada distorção das posições do atual governo sobre o aborto e a liberdade de manifestação religiosa. Conclamamos ambos os candidatos ora em disputa a não cederem às intimidações dos intolerantes. Temos confiança de que um eventual governo Dilma Rousseff preservará o caráter laico do Estado brasileiro e conduzirá adequadamente a discussão de temas que, embora sensíveis a religiosidades particulares, são de notório interesse público.

Por essas razões, apoiamos a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Para o povo brasileiro continuar em sua jornada de reencontro consigo mesmo. Para o Brasil continuar mudando!

 

Link: https://sites.google.com/site/manifestofilosofosprodilma/home/versao-resumida

     
Abilio A. Rodrigues Filho  Professor do Deptartamento de Filosofia, UFMG   
Acylino Bellisomi  Graduado em Filosofia   Cursou a USP e a Bras Cubas 
Adelino Ferreira   Graduando em Filosofia – Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ   
Adriano Correia  doutor em filosofia pela UNICAMP, Professor da UFG, coordenador do mestrado em filosofia da UFG  Pesquisador do Cnpq 
Agenor Bevilacqua Sobrinho  Prof. de Filosofia e de Sociologia – UniABC – SP  Dramaturgo: O Rato Pensador (2002); A Lente; O jogador (no prelo). Livros: A guerra; Bertolt Brecht (no prelo) 
Alcino Eduardo Bonella  Professor de Ética da Universidade Federal de Uberlândia   
Aldair Andrade  Graduado em Filosofia pela UFAM – Mestre pela UFAM – Doutorando em C. Sociais na UNICAMP  Profesor de Filosofia Geral e Educaçao – UFAM 
Alessandro Bandeira Duarte  Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro   
Alessandro Pinzani  Professor de Filosofia da UFSC  Pesquisador do CNPq 
Alexandre da Maia  Professor da Faculdade de Direito do Recife e Doutor em filosofia e teoria geral do direito  Coordenador científico do programa de pós-graduação em direito da UFPE 
Alexandre Noronha Machado  Professor da UFPR   
Alexandre Teles  Doutorando em Filosofia pela UFRGS  Mestre em filosofia pela UFRGS 
Alex Calheiros  Professor da UnB   
Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho  Mestrando em Filosofia Política e Ética pela FFLCH-USP   
Alfredo Carlos Storck  Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Ana Beatriz Gomes  Professora de Filosofia da rede estadual e da rede particular do Estado do Rio de Janeiro   
Ana Carolina Soliva Soria  Doutoranda em Filosofia na USP   
Ana Claudia Lima Monteiro  Professora do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras – UFF.  Mestrado em Filosofia na PUC-Rio Doutorado em filosofia na PUC-SP. 
Ana Lúcia Bighelini de Oliveira  Graduanda em Filosofia licenciatura, UFSM  Bolsista CAPES 
Ana Maria Rodrigues da Costa  Mestranda em Filosofia da USP   
Ana Maria Said  Professora de Filosofia no curso de Filosofia e programa de pós-graduação em Filosofia da UFU  Formada Na PUCAMP – SP, mestrado e doutorado na UNICAMP, pós-doutorado na Università Tor Vergata, Roma -It 
Ana Míriam Wuensch  Professora Departamento de Filosofia – Universidade de Brasília – DF    
Ana Monique Moura de Araujo  Pós-graduanda do programa de pós-graduação em filosofia da UFPB   
Ana Paula Brito Abreu de Lima  Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia.   
Ana Rieger Schmidt  Doutoranda em Filosofia pela Université Paris – Sorbonne (Paris IV)  Bolsista de doutorado pleno da CAPES 
Ana Selva Castelo Branco Albinati  Professora do departamento de filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais   
Anastasia Guidi Itokazu  Professora de Filosofia da Ciência da UFABC   
Ana Thereza de M. C. Dürmaier  Departamento de Filosofia Universidade Federal da Paraíba   
André Abath  Professor de Filosofia da UFPB   
Andrea Cachel  Professora de Filosofia do IFPR/Campus Curitiba   
Andrea M. A. C. Loparic  Professora do Departamento de Filosofia da USP   
Andre de Barros Borges  Doutor em Filosofia pela PUC-Rio   
André Duarte  Professor do Departamento de Filosofia da UFPR  Pesquisador do CNPq 
Andréia Ferreira dos Santos   Graduanda na UFG  Bolsista da CAPES PIBID 
Andréia Meinerz  Mestre em filosofia pela UFRGS, licenciada em Filosofia na UNIJUÌ  Professora da rede pública no Rio Grande do Sul – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2926571475523712 
André Klaudat  Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
André Leclerc  Professor da UFC  Pesquisador do CNPq 
André Luiz Ramalho da Silveira  Mestrando em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  Bolsista CAPES 
André Manoel do Nascimento  Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo.    
André Martins   Professor Associado da UFRJ  Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ 
André Medina Carone   Professor-substituto do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar   Doutor em Filosofia pelo DFMC da UFSCar /Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP 
Andre Scoralick  Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo  Bolsista CNPq 
Angela Medeiros Santi  Profª. Filosofia da Educação, UFRJ   
Anna Carolina Regner  Professora na UNISINOS, PPG Filosofia   
Anna Luiza Andrade Coli  Mestranda em Filosofia pela UFMG   
Anselmo Tadeu Ferreira  Professor da Universidade Federal de Uberlândia   
Antonio Abdalla Baracat Filho  Professor de Filosofia – – IFSULDEMINAS   Mestre pela UFMG, e Doutorando pela UDE 
Antônio Alberto (Pe. Alberto) Mendes Ferreira  Professor (aposentado) em MT e GO  Órgão: Secretarias de Educação do Mato Grosso e de Goiás 
Antonio Augusto Passos Videira  Professor adjunto da UERJ  Pesquisador do CNPq 
Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes  Professor Doutor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN   
Antônio Carlos de Madalena Genz  Doutorando em Filosofia UFRGS   
Antonio Ferreira da Silva  Graduando do curso de filosofia da Universidade Federal de Goiás, modalidade licenciatura  Bolsista PIBID 
Antonio Herci Ferreira Júnior  Filosofia/USP   
Antônio Marcos Cafezeiro Frisso   Estudante de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo   
Antônio Vieira Bispo  Professor de Filosofia no Ensino Médio EEE Médio Professora Dulcila de Almeida. Altamira – Pará   
Atílio Lúcio Malta  Graduado em Filosofia pela PUC Goiás e Professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás   
Benito Eduardo Araujo Maeso  Mestrando – USP   
Bernadette Siqueira Abrão  pós-graduanda – FFLCH – USP   
Bernardete Oliveira Marantes  Doutoranda USP/ Filosofia   
Bernardo Barros Coelho de Oliveira  Departamento de Filosofia da Ufes   
Bernardo Jefferson de Oliveira  Mestrado e Doutorado em filosofia – Univesidade Federal de Minas Gerais  Leciona filosofia da educação 
Bruno Almeida Guimarães  Prof. Dr. do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto   
Caius Brandão   Graduando do Curso de Filosofia Universidade Federal de Goiás    
Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira  Professora da UFC – Cariri   
Carla Milani Damião  Professor(a) Adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Goiás   
Carla Nogueira Lobo  Mestrado em filosofia pela UFRJ/IFCS, doutorado medicina social pela UERJ, e realizando um pós-doutorado em filosofia pela UFRJ/IFCS   
Carlos Alberto Lungarzo  Professor Titular Aposentado do Departamento de Filosofia da UNICAMP   
Carlos de Almeida Lemos  Laboratório Ousia de Estudos Clássicos – UFRJ  Prêmio CAPES de teses 2008 em Filosofia. Menção Honrosa 
Carlos Eduardo O.Berriel  Professor do Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp  Graduado em filosofia pela USP 
Carlos Eduardo Ribeiro   Professor de Filosofia da Unifesp-Diadema    
Carlos Inácio Coelho Neto  Professor substituto de filosofia da Universidade Federal da Bahia – (UFBA)   
Carmelita Brito de Freitas Felício  Professora da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás   
Cássio Filipe Galvão Bessa  Licenciado em Filosofia  Professor nos Colégios Dom Bosco e Nossa Senhora do Bom Conselho, Porto Alegre 
Castor M.M. Bartolomé Ruiz  Dr. Filosofía. Pesquisador Programa Pós-Graduação Filosofia, UNISINOS  Coordenador Cátedra Unesxo-Unisinos Direitos Humanos e violência, governo e governança 
Celso A. Vasconcellos Jr    Bacharel em Filosofia – PUC-Minas 
Celso Martins Azar Filho  Curso de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro   
Celso R. Braida  Professor da Universidade Federal de Santa Catarina   
César de Araújo Fragale  Professor de Filosofia do ensino médio e superior – RJ  Mestre em Filosofia pela UFRJ 
Cesar de Paula  Professor de Filosofia. Graduado e especialista em Filosofia e Existência (UCB). Mestrando em Sociologia – UNB   
Christian Lindberg Lopes do Nascimento  Mestre Faculdade Tobias Barreto (Sergipe)   
Cinara Nahra  Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Professora de etica   
Cinelli Tardioli Mesquita  Mestranda em Filosofia pela UFPR  Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela UFSJ 
Cíntia Vieira da Silva   Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da Universidade Federal de Ouro Preto.   
Clademir Luís Araldi  Professor de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas    
Clara Britto da Rocha Acker  Professora de Filosofia da UnB   
Claudia Ferreira dos Santos  Mestranda em Filosofia pela USP  Bolsista Capes 
Claudia Passos Ferreira  Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/ UFRJ)   
Claudio Boeira Garcia  Professor de Filosofia UNIJUI RS    
Cláudio Leivas  Professor de Filosofia – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)   
Cláudio Oliveira  Universidade Federal Fluminense   
Cleber Daniel Lambert da Silva   Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e pela Université de Toulouse 2 Le Mirail.   
Cleber de Souza Corrêa  Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em Filosofia pela University of Illinois at Chicago   
Cleonei Antonio Cenci  Mestre em Filosofia pela UNISINOS – Licenciado em Filosofia pela FAFIMC  Tutor Presencial do curso de Informática Instrumental – UFRGS/Pólo Sapiranga 
Cleuza Maria Soares  Graduada em Filosofia/UFSC  Graduada em Cinema e Vídeo/UNISUL Mestranda em Teoria Literária/UFSC 
Clodoaldo Meneguello Cardoso  Prof. de Filosofia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP – Campus de Bauru-SP   
Cristiane Almeida de Azevedo   Doutora em Filosofia da Religião – UFJF   
Cristiano Novaes de Rezende  Professor da Universidade Federal de Goiás   
Custódio Almeida  Professor da Universidade Federal do Ceará   
Daniel Adams Boeira  Especialista em Filosofia na UFRGS   
Daniela Taibo Ribeiro Xisto  Professora de Filosofia da Universidade Católica de Santos   
Daniel Aust de Andrade  Mestrando em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná  bolsista Reuni 
Daniel De Luca Noronha  Doutorando em Filosofia – UFMG  Bolsista do CNPQ 
Daniel Nogueira  Mestrando PPGF-UFRJ  Bolsista CAPES 
Daniel Omar Perez  Professor da PUC do Paraná  Pesquisador do CNPq 
Daniel Silva Barbosa  Mestre em Filosofia pela UFG e professor na PUC-Goiás e SEE-Goiás   
Daniel Tourinho Peres  Professor da UFBA  Pesquisador CNPq 
Danilo Bilate de Carvalho  doutorando PPGF-UFRJ   
Dario Alves Teixeira Filho  Professor adjunto de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro   
Darlon Rodrigues Ferreira  Escola Estadual do Prata 1º e 2º Grau  Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia-MG 
Débora Cristina Morato Pinto  Profa. associada Departamento de Filosofia e Meotodologia das Ciências – UFSCAR   
Desirée Varella Bianeck  Mestranda em Filosofia pela PUCPR  Professora Universitária e Psicanalista 
Diego Almeida Monsalvo  PROFESSOR efetivo de Filosofia do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo   
Dioclézio Domingos Faustino  Aluno de pós-graduação em Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia da USP  Estuda ética em Aristóteles 
Diogo Carreira Fortunato  Mestrando PPG Filosofia – UFRJ   
Douglas Garcia Alves Júnior  Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto   
Edmilson Alves de Azevêdo  Universidade Federal da Paraíba – Departamento de Filosofia  Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da UFPB 
Edson Peixoto de Resende Filho  Prof. de filosofia do DLCS/UFRRJ   
Eduardo Antonio Pitt  Mestrando em Filosofia pela UFMG.   
Eduardo Coutinho Lourenço de Lima  Mestre em Filosofia pela UFMG   
Eduardo Gross  Departamento de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora  Atuo com filosofia da religião no PPG em Ciência da Religião da UFJF e participa do GT Filosofia da Religião da ANPOF 
Eduardo Isdra Záchia  University of Ottawa/Université d’Ottawa Canadá  Bolsista de Doutorado no Exterior – CNPq 
Eduardo Jorge Oliveira Triandopolis  Professor de filosofia Adjunto Universidade Estadual do Ceará   
Eduardo Ruttke von Saltiel  Licenciado em Filosofia (Ufrgs) e Mestre em Filosofia (Erasmus Master Mundus)   
Eduardo Salles O. Barra  Professor do Departamento de Filosofia da UFPR  Coordenador Institucional do PIBID/CAPES na UFPR 
Eduardo Sugizaki   Dept. de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutorando Université de Picardie Jules Verne. (Filosofia)   
Eduino José de Macedo Orione   Doutorando em Filosofia na Universidade de São Paulo   
Elaine Pinto da Silva   Graduada em filosofia pela UFRJ  Professora da rede estadual do Rio de Janeiro 
Elias Brasilino de Souza  Prof. de História e Filosofia – Instituto Federal do Amazonas – Campus S Gabriel da Cachoeira   
Elisete M. Tomazetti  Professora do Curso de Filosofia da UFSM   
Elizabeth Maria Moreschi  Mestranda no programa de pós-graduação de Filosofia da UFPR  Professora e psicanalista 
Eloísa Benvenutti de Andrade  Mestre em Filosofia pela UNESP, Professora de Filosofia da rede publica do Estado de São Paulo   
Elzahra Osman  Formanda em Filosofia/UnB   
Emanuel Angelo da Rocha Fragoso  Professor de Filosofia da UECE-CE   
Emmanuel José Appel  Professor no Departamento de Filosofia da UFPR (Universidade Federal do Paraná)   
Eneias Forlin  Prof. Dr. do Departamento de Filosofia da Unicamp   
Érica Leonardo de Souza  Professora de Filosofia IFRJ- Maracanã   
Ericka Marie Itokazu  Pós-doutoranda em Filosofia, Università degli Studi di Milano- Bicocca   
Erick Lima  Professor de filosofia da UnB   
Érico Andrade M. de Oliveira  Prof. Dr. Filosofia / UFPE  Doutor em Filosofia pela Sorbonne 
Erik Haagensen Gontijo   Mestre em Filosofia pela UFMG    
Ernesto Perini Santos  Professor da Universidade Federal de Minas Gerais  Pesquisador do CNPq 
Eros Moreira de Carvalho  Professor da UNB   
Estéfano Luís de Sá Winter  Bacharel em Direito / Mestrando em Filosofia Universidade Federal de Minas Gerais    
Ester Maria Dreher Heuser  Professora de Filosofia na UNIOESTE/PR   
Ethel Menezes Rocha  Prof. Associado UFRJ   
Fabiana Tamizari  Historiadora e Graduanda de filosofia junto à USJT.   
Fabiana Tamizari  Historiadora e graduanda de filosofia junto à USJT   
Fabian Domingues  Bacharel e Mestre em Filosofia pela UFRGS Bacharel e Doutorando em Economia pela UFRGS – Economia do Desenvolvimento Professor da FARGS – Faculdades Rio-Grandenses   
Fábio Augusto Antea Rotilli  Professor de Filosofia (graduado – UEM – mestre – UFPB – especialista – Gama Filho)  Leciona em Maringá e região, no Paraná, no ensino superior e médio 
Fábio Baltazar do Nascimento Júnior  Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia  Professor Efetivo da Rede Municipal e do Colégio Nacional 
Fábio Canterigiani Ribeiro Mendes  Doutorando em Filosofia UFRGS  Bolsista Capes 
Felipa Gonçalves Pinto  Doutorando – PPGF/UFRJ   
Fellipe Pinheiro de Oliveira  Professor de Filosofia do CEFET-RJ   
Fernando A. da R. Rodrigues  Prof. de Filosofia – UFRJ   
Fernando Antonio Soares Fragozo  Professor da Escola de Comunicação da UFRJ Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ   
Fernando Dias Andrade  Professor adjunto de História da Filosofia na UNIFESP    
Fernando Gaebler  Formando em Filosofia pela Univseridade Metodista de São Paulo   
Fernando Martins Mendonça  Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia   
Fernando Rodrigues   Doutorando em Filosofia no IFCH/UNICAMP. Licenciado em Filosofia pela UEL/Londrina.   
Fernando Tôrres Pacheco  Mestrando em Filosofia – PPG UFOP   
Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz  Prof. Dr. Adjunto do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (DFMC- UFSCAR)   
Filipe Ceppas de Carvalho e Faria  FE – PPGF / UFRJ   
Filipe Lazzeri  Mestrando em filosofia pela UnB  Bolsista da CAPES 
Flademir Roberto Williges  Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRS – campus Porto Alegre   
Flávio Boaventura  Professor de filosofia do Instituto Federal Minas Gerais, Campus Ouro Preto   
Flavio Costa Balod  Colégio Pedro II   Mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ, com estágio doutoral de dois anos na Universidade Livre de Berlim (bolsa sanduíche) 
Flavio Williges  Professor da Universidade Federal de Santa Maria   
Francisco Adriano Rocha Uchôa  Graduando do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará-UFC   Bolsista do PET-Filosofia 
Francisco Guerra Ferraz  Professor de Filosofia – Universidade Federal do Amazonas – UFAM    
Francisco Prata Gaspar  Doutorando em filosofia pela USP   
Franco Nero Antunes Soares  Doutorando em Filosofia – UFRGS   
Franklin Trein  Professor Associado III do departamento de filosofia da UFRJ   
Gabriel Grabowski  Professor de Filosofia na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS e no Centro Universitário Metodista IPA – Porto Alegre   
Georgia Amitrano  Doutora pela UFRJ, Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  Coordenadora do Program de pós-Graduação em Filosofia da UFU 
Germano Nogueira Prado  Professor do Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II   
Gilberto Feltrim  Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo  Bolsista da CAPES 
Gilson Lannini  Professor de Filosofia da UFOP  Editor da Revista ARTEFILOSOFIA 
Gilson Mezarobba  Professor CP-PR  Graduado pela PUC-PR em Filosofia, mestre em Ciências Sociais pela UEL-PR 
Giovane Pazuch  Professor de filosofia e história do Instituto de Ensino Sagrada Família   
Giovânia Alves Costa,  Professora de Filosofia SEEDUC-RJ   
Giovani Comerlatto  Prof. de Filosofia do IFG (Instituto Federal de Goiás) – Campus Formosa  Mestre em Filosofia pela PUCRS e Doutor em Educação pela UFRGS 
Gisele Dalva Secco  Doutoranda em Filosofia da PUC-Rio  Bolsista CNPq 
Giuseppe Tosi  Doutor em Filosofia, Prof. Associado da Universidade Federal da Paraíba   
Guido Antônio de Almeida  Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro  Pesquisador do CNPq 
Gustavo Arja Castañon  Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora   
Gustavo Bezerra do Nascimento Costa  Doutorando em Filosofia pela UERJ  APOENA-Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia 
Gustavo Caponi  Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina  Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência (UNICAMP, 1992) 
Gustavo Freitas Pereira  Bacharel em Filosofia e Mestre em Filosofia e História da Ciência pela UFSC   Doutorando em História Social pela USP.  
Hélcio Ribeiro  Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie   
Helder B. Aires de Carvalho   Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí   
Helena Esser dos Reis  Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG)   
Hélio Alexandre da Silva  Doutorando em Filosofia pela UNICAMP   
Henrique Carlos Jesus Moraes,   Professor estatutário de filosofia do Estado do Paraná    
Henrique Piccinato Xavier  Doutorando em filosofia na FFLCH, USP   
Henry Burnett  Professor de Filosofia da Unifesp  Pesquisador do CNPq 
Herbert Barucci Ravagnani  Bacharel e Mestre em Filosofia pela UNESP   
Hilan Bensusan  UnB   
Homero Santiago  Departamento de Filosofia/USP   
Humberto Guido  Universidade Federal de Uberlândia   
Imaculada Kangussu  Professora da Universidade Federal de Ouro Preto   
Inara Zanuzzi  Professora UFPR   
Iray Carone  Doutora em Filosofia; pós-doutorados em Berkeley, Universidade de Columbia e New School University Instituição: IPUSP   
Ivo da Silva Júnior   Prof. de História da Filosofia Contemporânea – UNIFESP   
Ivonei Freitas da Silva  Mestre em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)   
Izaias Ribeiro De Castro Neto  Doutorando em filosofia pela UERJ  Mestre em filosofia pela UFPR, membro do núcleo de estudos e pesquisas em filosofia da história e modernidade (NEPHEM/UFS) 
Jacyntho Lins Brandão  Prof. Titular de Grego da UFMG – Bolsista ID do CNPq e orientador na Pós-Graduação em Filosofia da UFMG    
Jaimir Conte  Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFSC   
Jairo Marçal  Professor de Filosofia – UniBrasil e SEED/PR  Mestre em Filosofia – UFPR 
James Arêas  Professor-Adjunto do Deptº de Filosofia UERJ   
Jaqueline Engelmann  Doutora em Filosofia pela PUC-Rio, professora de Filosofia do IFRN    
Jarmil Sarmento Leal Júnior  Licenciado em Filosofia pela PUC-MG   
Jean Dyêgo Gomes Soares   Graduando em Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto   
Jeanette Soares  Prof. Filosofia – Secretaria Estadual de Educação – Paraná  Bacharel e Licenciada em Filosofia – UFPR 
Jerry Luiz Soares  Professor de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)   
Joana Tolentino  Professora de filosofia do Colégio Pedro II (RJ)   
João Carlos Salles Pires da Silva  Professor do Departamento de Filosofia da UFBA   
João Carlos Salvador Pereira   Bacharel em ilofofia pela PUC/BH    
João Francisco Siqueira Rodrigues  Mestrando em filosofia na Unisinos (RS)   
João Hobuss  Professor do Departamento de Filosofia ISP – UFPel   
João Paulo Simões Vilas Bôas   Mestrando em filosofia pela UFPR   
João Quartim Moraes  Professor de Filosofia da Unicamp   
João Roberto Barros II  Doutorando em Filosofia – Unisinos  Doutorando em Ciências Sociais – UBA (AR) 
João Vergílio Gallerani Cuter  Professor da USP   
Jônadas Techio  Professor colaborador do PPG em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Bolsista de Pós-Doutorado – CAPES/PRODOC 
Jonas Clóvis Everaldo Palamar.   Professor de Filosofia.   Colégio Estadual Tulio de França, Dr. Lauro Muller Soares e Bernadina Schleder.  
Jorge Alam Pereira  Mestrando e Pesquisador do PPG-FIL UNB   
Jorge Alves de Oliveira  Mestre em Filosofia da Educação pela USP, Licenciado e Bacharel em Filosofia pela UFPR  Professor da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo e da Rede SESI 
Jorge Luís de Oliveira  Mestre em Filosofia Contemporânea – UFC e Doutorando em Educação Brasileira – UFC   
José André da Costa  Diretor geral do nstituto Superior de Filosofia Berthier   
Joseane Vasques   Graduada e mestre em Filosofia pela UERJ;   Professora do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. 
José Antônio Damásio Abib  Professor de filosofia aposentado da UFscar.  Doutorado pela USP. Pós-doutorado: University of Aarhus- Dinamarca: Área Filosofia 
José Antônio Martins  Professor do Departamento de Filosofia da UEM   Doutor em Filosofia – USP ; Pós-doutor – Università di Padova 
José Belizario Neto  Mestre em Filosofia pela UFPB; Professor Assistente I do Departamento de Filosofia da UFAM   
José Carlos Araújo do Nascimento  Graduado em filosofia pela PUC-SP.   
José Carlos Rizzon  Licenciado em Filosofia pela UCS(Universidade de Caxias do Sul)  Secretário de Educação do municipio de São Marcos RS 
José Crisóstomo de Souza  Prof. titular do Departamento de Filosofia da UFBA   
José Eduardo Porcher  Mestrando do PPG em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Bolsista de mestrado do CNPq 
José Humberto Pinto  Professor Formador em Filosofia do “CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES” SEDUC-MT   
José Maria Arruda  Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará   
José Nicolao Julião  Professor associado de filosofia da UFRRJ   
Josenir Lopes Dettoni  Professor da Universidade Federal de Rondônia   
José Oscar de Almeida Marques  Prof. Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas   
José Paulo Lopes Monteiro  Bacharel/licenciado pleno em filosofia pela UFRJ  Professor da rede pública de ensino do estado do Pará 
Jose Raimundo Maia Neto   Professor Titular do Departamento de Filosofia da UFMG –  Pesquisador do CNPq. 
José Renato Polli  Filósofo, Doutor em Filosofia da Educação (FEUSP)   
José Rodrigo Rodriguez  Pesquisador Permamente do CEBRAP  Professor e Editor da REVISTA DIREITO GV; Doutor em Filosofia pela UNICAMP 
Júlia Lemos Vieira  Doutoranda em filosofia / USP   
Juliana de Souza  Mestre em Filosofia, Coordenadora do curso de Filosofia da Universidade Sagrado Coração – Bauru, SP   
Juliana Gristelli  Doutoranda em filosofia (USP e Paris X-Nanterre) Bacharelado e Mestrado (Paris 1-Sorbonne)   
Juliana Oliveira Missaggia  Mestranda em filosofia pela PUCRS  Bolsista CAPES 
Juliana Peixoto  Prof. Filosofia UNIFESP   
Júlia Sebba Ramalho   Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás   
JULMAR RUBENS LEARDINI  FORMADO EM FILOSOFIA PELA UFPR  DIRETOR DE TEATRO E CINEMA. 
Katarina Ribeiro Peixoto  Doutoranda em filosofia UFRGS    
Krishnamurti Jareski  Doutorando em filosofia (PUC-SP)  Bolsista CAPES 
Leandro Andrighetti  Mestre em Filosofia pela UNIJUÍ/UFSM   
Leonardo Antônio Cisneiros Arrais  Mestre em Filosofia pela UFPE Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco   
Leonardo de Oliveira Nascimento  Professor de Filsofia da Rede Publica de ensino em Natal-RN  Bacharel e Licenciatura em Filosofia-UFPB; Especialização em Filosofia – FIP. 
Leonardo Ferreira Almada  Professor Adjunto da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás   
Leonardo Oliveira Moreira  Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará   
Lincoln Frias  Professor da UNIFENAS  Doutor em Filosofia pela UFMG 
Lucas Alves Marinho  Mestrando em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP   
Lucas Leitão Silveira  Estudante de filosofia da universidade Paris IV (Paris-Sorbonne)  Mestre em filosofia pelo programa “Lógica e Metafísica” (UFRJ) 
Lucas Mello Carvalho Ribeiro  Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.   
Lucas Ollyver Gonçalves Barbosa  Especialista em filosofia pela UFPB. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco – PE   
Luciano da Silva  Doutorando em Filosofia na UFPB   
Luciano Ezequiel Kaminski  Mestre em filosofia pela PUCPR   
Luciano Ezequiel Kaminski  Mestre em filosofia pela PUCPR   
Luciano Ferreira Gatti  Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)   
Luciano Vicente  Doutorando do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP   
Lucio de Lima Lopes  Professor Licenciado em Filosofia    
Luisa Severo Buarque de Holanda  Doutora em Filosofia pela UFRJ, Professora horista da Puc-Rio   
Luís César Oliva  Prof. do Depto. de Filosofia da USP   
Luís Nascimento  Professor de Filosofia da UFSCar   
Luis Paulo Correa Dias  Graduado em filosofia pela PUCRS – CAMPUS II – URUGUAIANA  Especialista em educação pela URCAMP. Pós-graduando em filosofia clínica no Instituto Pacter – POA 
Luiz Benedicto Lacerda Orlandi  Professor Titular do Departamento de Filosofia do IFCH-Unicamp  Locais de trabalho: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP 
Luiz Bernardo Leite Araujo   Professor de Filosofia da UERJ   Pesquisador do CNPq 
Luiz Camillo Osorio  Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio   
Luiz Eva  Professor da Universidade Federal do Paraná  Pesquisador do CNPq 
Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd  Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU   
Luiz Fernando Batista Franklin de Matos  Professor Titular de Filosofia na USP   
Luiz Fernando Nicodemo Chaves  Professor de Filosofia FARGS   
Luiz Otávio P. Coppieters  Professor de Filosofia do Ensino Médio e do Curso Pré-Vestibular do Anglo-Leonardo da Vinci e mestrando pela USP   
Luiz Veronezi  Professor de filosofia da rede pública do RS  Diretor do CPERS/sindicato 
Lutecildo Faticelli   Professor da UPF   doutorando em Filosofia na UNISINOS e mestre em Filosofia pela PUCRS 
Luziano Pereira Mendes de Lima  Prof. Universidade Estadual de Alagoas – Uneal – Campus III Palmeira dos Índios – AL   
Magali Mendes de Menezes  Doutora em Filosofia pela PUCRS – Professora Titular da Universidade Feevale/RS   Professora do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais 
Magda Guadalupe   Profa. de Filosofia da PUCMINAS   
Maicon Rodrigo Rossetto  Professor (Mestre) do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), Passo Fundo – RS   
Manfredo Araújo de Oliveira  Professor de filosofia da UFC   
Manoel Vasconcellos  Prof. Depto. Filosofia – Universidade Federal de Pelotas – RS   
Marcelo da Silva Duarte  Mestrando do PPG em Filosofia da UFRGS   
Marcelo Francisco Coelho  Professor de Filosofia e Sociologia Rede Pública Estadual   
Marcelo Guimarães Lima  Associate Professor na American University in Dubai, UAE.  Bacharel em filosofia pela USP, e PhD em História da Arte pela University of New Mexico (USA) 
Marcelo Oliveira de Faria  Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana   
Marcelo Pimenta Marques  Professor da Universidade Federal de Minas Gerais   
Marcelo Senna Guimarães  Professor do Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II, RJ   
Márcia Cristina Ferreira Gonçalves   Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da UERJ  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ e Pesquisadora do CNPq 
Márcia Zebina Araújo da Silva  Professora de Filosofia da Universidade Federal de Goiás – UFG   
Marcio Alessandro Zaboti  Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR   
Marcio Kléos Freire Pereira  Professor Adjunto 3, Departamento de Filosofia Universidade Federal do Maranhão   
Marcio Luiz Miotto  Pesquisador (Doutorado UFSCAR)   
Marcio Pires  Doutorando em filosofia pela USP   
Marco Antônio Sousa Alves  Doutorando em Filosofia pela UFMG em estágio doutoral na EHESS/Paris   
Marco Antonio Valentim  Professor da Universidade Federal do Paraná   
Marcos Alexandre Borges  Doutorando em Filosofia na Unicamp – Campinas, SP  Professor da disciplina de Filosofia e Filosofia da Educação na FAG – Cascavel PR 
Marcos Aurélio Silvestre dos Santos  Doutoramento na USP   
Marcos Bulcao Nascimento  Filósofo/Pesquisador Universidade de São Paulo  Pós-doutorado Fapesp 
Marcos de Camargo von Zuben  Professor Universidade do Estado do Rio Grande do Norte   
Marcos Ferreira de Paula  Prof. Dr. da Unifesp – Baixada Santista   
Marcos Vinicius da Silva Goulart   Graduado em Filosofia pela UFRGS. Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS   
Marcus Orione Gonçalves Correia  Professor da Faculdade de Direito da USP   
Maria Adriana Camargo Cappello  Professora da Universidade Federal do Paraná   
Maria Cecília Almeida   Doutoranda em Filosofia pela USP   
Maria Cecília de Cerqueira Barbosa  Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ   
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho  Profa. Adjunto no Departamento Filosofia UFMG  Representante brasileira no Conselho da Associação Latino-americana de Retórica 
Maria Cristina Amorim Vieira   Doutora em Filosofia pela UFRJ   
Maria Cristina Franco Ferraz  Doutora em Filosofia (Paris 1-Sorbonne)  Profa. Titular de Teoria da Comunicação da UFF 
Maria da Penha Felicio dos Santos de Carvalho   Professora da Universidade Gama Filho – RJ   
Maria das Graças Souza  Departamento de Filosofia da USP   
Maria de Lourdes Borges  Professora de Filosofia da UFSC  Pesquisadora CNPq 
Maria do Socorro da Silva Jatobá –  Professsora de Filosofia – Universidade Ferderal do Amazonas – UFAM    
Maria Edivânia Vicente Vicente dos Santos  Doutoranda em Filosofia – USP   
Maria Érbia Cássia Carnaúba  Mestranda em filosofia pela Unicamp e Professora   
Maria Helena Falcão Vasconcellos  Pesquisadora Associada ao NEC – Núcleo de Pesquisa da FACED (Faculdade de Educação) da UFJF.  graduada em Filosofia pela Faculdade Santa Úrsula do Rio de Janeiro 
Maria Isabel de Magalhães Papaterra Limongi  Departamento de Filosofia / UFPR   
María José Guzmán  Doutoranda, UFMG   
Maria Lúcia de Arruda Aranha  Professora aposentada de Filosofia no Ensino Médio  Autora de livros didáticos de Filosofia 
Maria Luiza Q. Tonelli  Mestre e Doutoranda em Filosofia pela USP   
Maria Marta de Castro Guerra  Professora aposentada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte   
Mariana Batista Cunha  Graduanda em Filosofia pela UFBA  Faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)  
Mariana Cecilia de Gainza  Pós-douturanda em Filosofia, USP   
Mariana Isabel Larison  Pos-doutoranda, Departamento de Filosofia, FFLCH Universidade de São Paulo (USP)   
Mariana Moraes  Graduação e pós graduação em filosofia pela UEL  Professora da Rede Municipal em Londrina-PR 
Mariana Oliveira do Nascimento Teixeira  Doutoranda e Mestre em Filosofia pela Unicamp   
Maria Rita Medeiros Fontes  Mestranda em Filosofia pela UFG   
Marilena Chaui  Professora de História da Filosofia do Departamento de Filosofia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP   
Marília Murta de Almeida  Mestre em Filosofia pela UFMG   
Marina dos Santos  Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Bolsista de doutorado do CNPq 
Markos Klemz Guerrero  Doutorando do PPGFil/UERJ   
Marlon Henrique dos Santos Teixeira  Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)   
Marlon Salomon  Professor e pesquisador em Filosofia e História da Ciência   
Marlon Tomazella Baptista  Doutorando em filosofia na UERJ   
Maurício Gonçalves Saliba  Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas   
Maurício Rios  Professor de Filosofia do Ensino Médio e Superior do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia   
Maurício Rocha   Doutor em Filosofia e Professor do Departamento de Direito da PUC Rio   
Maurício Silveira dos Santos   Filosofia – UFRGS – mestrando   
Mauro Antônio do Nascimento  Professor efetivo de Filosofia da Rede Estadual de Ensino de São Paulo   Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU 
Mauro Cunha Filho  Professor de Filosofia na EE Julio Ribeiro  Funcionário Público Efetivo do Estado de São Paulo 
Mauro Luiz Engelmann  Professor da UFMG   
Melina Duarte  Graduada em Filosofia pela UFRGS e Mestre em “Filosofia alemã e francesa no contexto europeu” pelas universidades Ludwig-Maximilians Universität München, Université Catholique de Louvain e Université de Toulouse le Mirail   
Miguel Tadeu Vicentim  Professor de História na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo  Estudante de Filosofia na Universidade São Judas Tadeu 
Miriam Campolina Diniz Peixoto  Proofessora Adjunta do Departamento de Filosofia da UFMG   
Mirian Donat  Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina  Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos 
Miryam Mager  Professora associada aposentada da Universidade Estadual de Maringá  Doutorado: Freie Universität Berlin-Alemanha, área: Filosofia; Pós-doutorado: UFSCar – SP. Área de atuação: Psicologia Social 
Mitieli Seixas da Silva  Mestre em Filosofia pela UFRGS, atualmente cursando Mestrado na Université du Luxemburg   
Murilo Silva  Bacharel e Licenciado em Filosofia – UFSC (SC)  Pós Graduado em Planejamento e Administração de Projetos Sociais – Universidade Gama Filho (RJ) 
Nathalie Barbosa de Cadena  Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora do Departamento de Filosofia   
Nelsi Kistemacher Welter   Mestre em Filosofia pela UNICAMP e doutoranda da UFSC  Professora da Unioeste 
Newton Bignotto  Professor do Departamento de Filosofia da UFMG   
Nikolay Steffens  Bacharel em Ciência Política (ULBRA) e Filosofia (UFRGS). Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Nilva Rosin   Professora no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) Passo Fundo-RS   
Nina Saroldi  Professora de filosofia na UNIRIO   
Olga Aparecida do Nascimento Loyola  Professora Doutora de Filosofia aposentada do UNIFIEO   
Oswaldo Porchat  Professor de Filosofia aposentado da USP e da UNICAMP   
Otávio Luiz Kajevski Junior  Mestrando em Filosofia da Universidade Federal do Paraná   
Ovídio de Abreu Filho  Doutor em Filosofia pela UFRJ e Professor Associado III do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)   
Pâmela Almeida Fabricio da Silva  Professora de história pela Fundação Santo André e graduanda em filosofia pela UEM  Bolsista da Capes – PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) 
Patrícia Fontoura Aranovich  Professora de Filosofia da UNIFESP   
Patrícia Kauark Leite  Professora do Departamento de Filosofia da UFMG   
Patricia Ketzer   Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria   
Patrick E. C. Pessoa  Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UFF   
Paula Fernandes Lopes  Professora de Filosofia UFG/ Campus Cidade de Goiás   
Paula Fernandes Lopes  Professora de filosofia UFG/ Campus Cidade de Goiás   
Paulo Baptista Caruso MacDonald  Doutorando em Filosofia – UFRGS   
Paulo César Carbonari  Professor de Filosofia no Instituto Berthier (IFIBE), Passo Fundo, RS e Doutorando em Filosofia na Unisinos   
Paulo César de Oliveira  Professor de Filosofia da UFSJ   
Paulo Francisco Estrella Faria  Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Pesquisador do CNPq, Vice-Presidente da Associacao Latinoamericana de Filosofia Analitica 
Paulo Jonas de Lima Piva  Doutor em Filosofia pela USP   
Paulo Rogério Garcez de Moura  Professor da Rede Estadual de Ensino – Rio Grande do Sul  Mestre em Filosofia – UFSM 
Paulo Tarso Cabral de Medeiros  Membro Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Filosifa da UFPB   
Pedro Gilberto da Silva Leite Junior  Doutor em Filosofia – Professor de Filosofia da PUC-RS   
Pedro Gontijo  Professor da UnB   
Pedro Henrique Passos Carné  Mestrando PUC-Rio   
Pedro Mandagará  Bacharel em filosofia pela UFRGS Doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS e pesquisador visitante na Stanford University  Atua na interface entre Filosofia e Literatura 
Pedro Mendes Ferreira Lemos  Doutorando em Filosofia, CLE-Unicamp   
Pedro Sussekind Viveiros de Castro  Professor Adjunto – UFF   
Plínio Junqueira Smith  Professor Adjunto UNIFESP  Pesquisador do CNPq 
Priscila Rufinoni  Professora de Filosofia da UnB   
Priscilla Tesch Spinelli  Prof. Substituta do Departamento de Filosofia da UFRGS   
Profa. Dra. Maria Socorro Ramos Militão   Filosofia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   
Profa. Marina Velasco  PPGLM/UFRJ   
Professora Neusa Vaz e Silva   Associação Sul Americana de Filosofia e Teologia Interculturais/ASAFTI   
Rafael Cordeiro Silva  Doutor em Filosofia – Professor da Universidade Federal de Uberlândia    
Rafael da Silva Cortes  Mestre em filosofia pela UFSM   
Rafael Haddock-Lobo  Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro   
Raimundo Martins dos Santos   Professor de Filosofia em Rondonia  FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA, FARO, FATEC – RO E UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA) 
Raphael Guazzelli Valerio  Mestrando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Unesp Campus de Marília   
Raphael Zdebsky  Mestrando em Filosofia pela UFPR  Bacharel em Filosofia pela UFPR 
Raphael Zillig  Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Raquel Andrade Weiss  Doutoranda em Filosofia USP/FAPESP  Bacharel em Ciências Sociais USP, mestre em Sociologia USP/FAPESP 
Raquel Anna Sapunaru  Doutora em filosofia pela PUC-Rio   
Raul Landim Filho  Professor Titular Aposentado da UFRJ, Professor do Programa de Pós -Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ  Pesquisador do CNPq 
Regis Clemente da Costa  Professor de Filosofia da Rede Estadula de Educação do Estado Do Paraná, graduado em Filosofia, Teologia, Ciências da Religião  Pós Graduado em Gestão de Programas e Políticas Sociais 
Reinaldo Lobo  Mestre e Doutorando — Dep. de Filosofia da USP   
Renata Maria Santos Arruda  Professora de Filosofia da Universidade Federal de Goiás – campus Goiás   
Renata Tavares  Professora de Filosofia, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – PR   
Renato Alves Aleikseivz  Graduando em Filosofia pela UFPR   
Renato Duarte Fonseca  Doutor em Filosofia/UFRGS   
Renato Mendes Rocha  Professor de Filosofia no Colégio Quadrangular  Bacharel e Mestre em Filosofia pela UFG 
Renato Nunes Bittencourt    Doutor em Filosofia pela UFRJ 
Renato Simões  Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas   
Renato Valois Cordeiro  Prof. adjunto / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1226279341484012 
Ricardo Fenati   Professor aposentado do Depto de Filosofia/UFMG  Professor de Filosofia da Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia. Belo Horizonte  
Ricardo Monteagudo  Professor assistente-doutor e orientador do DFil-PPGFil-Unesp  Doutor em Filosofia pela Usp e Pós-Doutor em Filosofia pela Sorbonne (U.Paris 1). 
Ricardo Pinho Souto  Prof assistente do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco   
Ricardo Timm de Souza  Professor Titular da PUCRS   
Richer Fernando Borges de Souza  Estudante de Mestrado em Filosofia pela PUCRS  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3281620844278607 
Roberto Horácio de Sá Pereira  Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro  Pesquisador do CNPq 
Roberto José Lube Teles  Graduado e mestre em Filosofia pela PUCPR  Professor do Colégio Expoente 
Robinson dos Santos   Departamento de Filosofia Universidade Federal de Pelotas   
Robson Ramos dos Reis  Professor UFSM  Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia Pesquisador do CNPq 
Rodrigo Cássio Oliveira  Doutorando do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  Bolsista de doutorado da Fapemig 
Rodrigo César Thadeu Barros Pereira  Mestrando em filosofia pela UFMG   
Rodrigo Duarte  Professor titular do Depto. de Filosofia da UFMG   
Rodrigo Guerizoli  Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UFRJ   
Rodrigo Marcos de Jesus  Mestre em filosofia  Co-coordenador do NEPPCOM/FaE/UFMG 
Roger Cid Gomes Miranda  Graduado em Filosofia UFC    
Rogério Antônio Lopes  Professor de Filosofia da UFMG   
Rogério Tolfo   Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC   
Romero Freitas  Professor na Universidade Federal de Ouro Preto   
Ronai Pires da Rocha  Universidade Federal de Santa Maria   
Ronaldo Porto  Mestrando em filosofia pelo PPGFil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Ronel Alberti da Rosa  Professor da PUCRS e da Faculdade IDC, Porto Alegre   
Ronne Franks Ribeiro  Universidade São Judas Tadeu / SP  Bacharel e Mestre Filosofia 
Rosa Gabriella de Castro Gonçalves  Professora UFBA   
Rosalvo Schütz  Prof. Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)   
Rosa Maria Dias  Universidade do Estado do Rio de Janeiro  Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq 
Rubens Garcia Nunes Sobrinho  Universidade Federal de Uberlândia – Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga   
Samon Noyama  Professor assistente da FAFIUV-PR, doutorando em filosofia pelo PPGF-UFRJ   
Sandra Caponi   Professora Associada do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina  Doutora em Lógica e Filosofia da Ciência (UNICAMP, 1992) 
Sandra Helena de Souza   Especialista em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora de Filosofia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)   
Sandra Pedroso    Mestre em filosofia pela USP 
Sandro Kobol Fornazari  Professor de filosofia adjunto da UNIFESP, Campus Guarulhos   
Sandro Luiz Bazzanella  Professor de Filosofia na Universidade do Contestado – Campus Canoinhas – Santa Catarina   
Saulo Eduardo Ribeiro  Graduado em Filosofia – Licenciatura, pela UFSM    
Selma Maria Lamas  Mestranda Filosofia UFPR  Psicóloga clínica HC-UFPR; professora (capacitação na área de violência contra crianças e adolescentes/MEC) 
Selvino José Assmann  Dr. em Filosofia Docente de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC   
Sergio Cardoso  Departamento de Filosofia – USP   
Sérgio Farias de Souza Filho  Graduando da Universidade Federal de Pernambuco   
Sergio Portella  Doutorando em Filosofia UNISINOS   
Sergio Roberto da Fonseca Chagas   Bacharel em Filosofia pelo IFCS – UFRJ   
Sérgio Schaefer  Professor de Filosofia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – RS   
Siloe Cristina do Nascimento   Curso Filosofia – Licenciatura – UFES   Pesquisadora e Bolsista pela UFES 
Silvana de Souza Ramos  Pós-doutoranda USP   
Sílvia Altmann  Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Sílvia Faustino de Assis Saes  Professora de Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA)   
Sílvia Machado Lage  Mestranda em Filosofia pela UFMG   Bolsista CNPq 
Silvio Moreira Barbosa Júnior   Universidade Sao Judas Tadeu, USJT, Brasil.  Doutorando em Filosofia – PUC-SP 
Silvio Ricardo Gomes Carneiro  Doutorando USP   
Sinomar Ferreira do Rio  Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP  Professor das Faculdades Integradas de Nova Andradina 
Sofia Noman Filizzola  Estudante de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais   Integrante do grupo PET Filosofia UFMG.  
Solange Alves Pereira   Acadêmica do curso de Filosofia FAFIUV, UNIÃO DA VITÓRIA – PR   
Sonia Pereira Gomes  Mestranda em Filosofia Política pela Universidade São Judas Tadeu   
Sueli Santana Francisco  Professora de filosofia no ensino médio, atua no Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto, na cidade de Pirai do Sul, Paraná   
Susana de Castro  Professora de filosofia da educação da FE – UFRJ e Membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ   
Suzana Guerra Albornoz  FURG/Universidade Federal de Rio Grande, e UNISC/Universidade de Santa Cruz do Sul   
Tamíris Moreira Simão,   raduanda em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del Rei.   
Tatiana Ribeiro  Licenciada em Filosofia – UFSM   Pesquisadora sobre Ensino de Filosofia Mestranda PPGE-UFSM 
Thais Cristina Cordeiro  Mestrado filosofia UFPR  Bolsista Capes 
Thelma Lessa da Fonseca  Profa. Dra. Associada I Depto. de Filosofia e Metodologia das Ciências Universidade Federal de São Carlos – UFSCar   
Theofilo Moreira Barreto de Oliveira  Professor do IF-Sertão Pernambucano   
Thiago Borges de Almeida  Mestrando em Filosofia pela UFMG   
Thiago Monteiro Chaves  Mestre em Filosofia pela UFMG   
Thiago Rodrigues  Mestrando em Filosofia da UNIFESP  Pesquisador CAPES 
Thiago Sebben de Souza  Mestrando em filosofia – Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP   
Tiago Fonseca Falkenbach  Professor de filosofia da UFPR   
Valdevir Both  Mestre em Filosofia, professor no Instituto Superior de Filosofia Berthier-IFIBE, de Passo Fundo-RS   
Valmir Flores Pinto  Professor de Filosofia na UFAM (Univ. Fed. de Amazonas)   
Vânio Flábio Dias Ferreira  Professor de filosofia da Universidade 9 de Julho (UNINOVE) em São Paulo  Licenciado da Faculdade Zumbi dos Palmares e Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de São Paulo 
Veronica Miranda Damasceno  Professora Substituta do Departamento de Filosofia da UERJ  Pós-Doutoranda em Filosofia (UNICAMP)  
Vicente Eduardo Ribeiro Marçal  Professor de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia   
Victor Galdino Alves de Souza  Graduando em Filosofia da UFRJ  Bolsista de Iniciação Científica do CNPq 
Victor Hugo Guimarães Rodrigues  Professor de Filosofia Associado II, FURG; Graduado em Filosofia, UCPEL; Mestre em Filosofia, UFSM; Doutor em Filosofia, USP  Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG Vice-Diretor do Instituto de Educação, FURG Professor-pesquisador líder do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica, FURG Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Gaston Bachelard: Ciência e Arte, UFBA Pesquisador do Grupo de Pesquisa Abordagens em estudos de Artes, História, Lingüística e Literatura Japonesas: tradição autóctone e tradição ocidental-européia, UNESP  
Vilmar Debona   Depto. Filosofia da PUCPR   
Vinicius Bertoncini Vicenzi  Formado em filosofia pela UFSC e mestre em filosofia da educação pela UERJ   
Vinicius de Carvalho Monteiro  Professor de filosofia da PUC-RJ   
Vinicius de Figueiredo  Universidade Federal do Paraná (Dpto. de Filosofia)   
Vinícius dos Santos  DDoutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)  Bolsista Fapesp 
Virginia de Araujo Figueiredo  Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais   
Vítor Hugo dos Reis Costa  Mestrando em Filosofia da UFSM   
Viviane de Castilho Moreira  Professora da Universidade Federal do Paraná   
Vivianne Vieira Figueiredo  Mestranda, PPGLM, UFRJ   
Vladimir Pinheiro Safatle  Professor Livre-docente do Departamento de Filosofia da USP   
Vladimir Vieira  Professor de Filosofia da Universidade Federal Fluminense   
Waldomiro José da Silva Filho  Professor do Departamento de Filosofia da UFBA  Pesquisador do CNPq 
Walmir Martins Ribeiro  Professor de filosofia da UGF   
Walter Roberto Pinto Paixão  Professor de Filosofia pela USP, ex-docente da rede pública de ensino do segundo grau do Estado de São Paulo  Autor de “Aprendendo a raciocinar” 
Walter Romero Menon Junior  Doutor em filosofia pela Paris VIII professor da Faculdade Dulcina de Moraes Brasilia DF   
Wanderley José Deina  Professor de Filosofia do IFBA   
Wanderson Flor do Nascimento  PPG – Bioética/UnB   
Wendell F. de F. Santos  Professor de Filosofia – Secr. Educação do Distrito Federal   
Wilame Gomes de Abreu  Professor de Filosofia Jurídica, PUC-GO  Graduação Bacharelado e Licenciatura em Filosofia – UFG, Mestrado em Filosofia pela FFLC/USP (1997) e Doutorado (interrompido em 2009) em Filosofia pela FFLCH-USP 
Wladimir Barreto Lisboa  Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul   
Wolfgang Leo Maar  Professor titular da UFScar   
Zaira Rodrigues Vieira  Doutoranda em filosofia na Université de Paris X   
Zilmara de Jesus Viana de Carvalho  Profa. Adjunto I, do Depto. de Filosofia da UFMA   

 

 

 

Alexandre Costa  Escola Alemã Corcovado  Doutor em filosofia (título recentemente obtido pelo IFCS/UFRJ) 
Carlos Roberto Vieira  Professor de filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia e da UNITRI   
Claudemir Aparecido Lopes  Professor de Filosofia Fundação Educacional de Brusque – FEBE   Mestre em Filosofia pela UFSC 
Daniele da Silva Faria  Mestranda em Filosofia/UFSCAR  Bolsista Capes 
Fernando Ribeiro de Moraes Barros  Professor Adjunto de Filosofia na UFC   
Leandro dos Santos OLiveira  Graduando em Filosofia na UFRJ  Professor de História da Rede Pública e Privada 
Luiz Roberto Monzani  Prof. Associado do Depto. de Filosofia da Unicamp  Prof. Convidado do DFMC da UFSCar 
Marcelo Penna Kagaya  Graduado em Filosofia (FFLCH/USP)   Servidor Público Federal e Diretor Executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de São Paulo (SINTRAJUD). Militante da Consulta Popular. 
Marcio Tavares d´Amaral  Professor emérito da UFRJ, onde leciona História dos Sistemas de Pensamento na pós-graduação e Filosofia na graduação da Escola de Comunicação  Pós-doutorado na Sorbonne (Université de Paris V) 
Paula Ramos de Oliveira  Professora da FCLAr/Unesp-Araraquara   
Peter de Souza-Lima Faria  Estudante de Filosofia – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  Pesquisador bolsista do MEC, PET/ UFMG 
Rafael Rodrigues Garcia  Mestre pelo Depto. de Filosofia USP  Professor de filosofia na Escola Superior Paulista de Administração 
Roberta Miquelanti  Professora assistente da Universidade Federal de Alagoas   
Sara Juliana Pozzer da Silveira  Departamento de Filosofia Universidade Federal de Mato Grosso   
Scarlett Marton  Professora Titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo   
Stefan Vasilev Krastanov.   Professor Adjunto de Filosofia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS   
Thana Mara de Souza  Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da Ufes   
Veronica Ferreira Bahr Calazans  Doutoranda do Departamento: Filosofia USP   
Vinícius de Castro Soares   Pesquisador Mestrando em filosofia pela USP   
Zélia Maria Dantas de Oliviera  Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco   

(Luis Nassif Online)