Após anos de espera, o Metrô de Fortaleza pode ser terminado em 2010. Para dar mais agilidade aos trabalhos, mais uma medida foi tomada: a partir da próxima segunda-feira (11), a circulação da linha de trem que liga Fortaleza à Pacatuba, a linha sul, vai ser interrompida pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitano. Em maio de 2009, o trem já deixou de circular no trecho Parangaba-Centro.

Agora, o percurso da linha sul, que liga a Parangaba à estação Vila das Flores, vai ser feito por vans e ônibus do serviço de transporte metropolitano. Segundo o governo, a suspensão começa a valer a partir da próxima segunda-feira (11).

As obras estão em ritmo acelerado e contam com 1.260 operários se revesando em três turnos. Em março, a mão-de-obra vai ganhar reforço de mais 740 homens.

As intervenções como a desativação da linha sul estão sendo implantadas porque o governo planeja concluir a primeira parte do Metrô  de Fortaleza, que vai de São Benedito até a estação Vila das Flores, em Pacatuba, ainda em agosto deste ano. Com os 21 dos 24 quilômetros totais da obra terminada vão começar só testes com os trens que devem chegar à capital em setembro.

Com o fim da primeira fase, vão ficar faltando ser terminados os trechos das estação José de Alencar, Antiga Lagoinha, e o Central Xico da Silva, novo nome dado à estação João Felipe.

Os trens que circulam na linha oeste, que liga Caucaia à estação João Felipe no Centro de Fortaleza, continuam operando normalmente.

(Portal Verdes Mares)