Atraso na entrega de correspondências ou encomendas. Com a greve, logo se desenha o cenário. No entanto, algumas dicas aliviam e evitam aborrecimentos. Se o problema for relacionado à entrega de produtos de urgência, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), afirma que o cliente pode tentar resgatar o produto com a central dos Correios.

E ainda, o consumidor tem o direito de pleitear ressarcimento por eventuais prejuízos sofridos em entidade de defesa do consumidor. Outra recomendação é verificar o andamento da entrega pelo próprio site dos Correios. Por outro lado, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em nota, “solicita à população que não se dirija às unidades da empresa para resgatar suas encomendas, pois os trabalhadores em atividade estão concentrando esforços nos serviços de triagem e distribuição”.

Sem sair de casa

A empresa sugere ainda que as pessoas aguardem a entrega nos respectivos endereço do destino “porque o serviço de distribuição continua a ser realizado”. Mas para quem ainda vai realizar novos envios, faz a ressalva: apenas os serviços Sedex 10 e Sedex Hoje foram suspensos pelo fato de serem serviços com horário marcado de entrega. Já o Sedex convencional continua sendo entregue.  

Ainda durante a greve, os Correios irão priorizar a distribuição de encomendas Sedex, malotes, telegramas, faturas, correspondências relacionadas ao período eleitoral e objetos registrados urgentes.

Faturas

No caso de a fatura não chegar até o vencimento, o cliente deve procurar a empresa credora para negociar outra forma de pagamento, como indica a Proteste.  

Emissão de segunda via por meio do site da empresa, depósito em conta, envio de fatura por fax ou e-mail são algumas das alternativas.

Outro detalhe é para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência no período de paralisação. A alternativa é procurar por serviços de entregas.

Se não for possível a substituição por fax ou e-mail, a pessoa deve buscar outras empresas de entrega. Apesar dos possíveis atrasos, a Associação também lembra que o não recebimento da conta na data não isenta o cliente da cobrança de multa se o pagamento for feito fora do prazo.

ENTENDA A NOTÍCIA

A greve dos Correios, iniciada efetivamente ontem, impacta de forma mais direta às entregas de correspondências. No caso das contas para pagar, caso haja atraso, o cliente deve buscar primeiro a empresa credora para conciliar outra forma de pagamento. A pessoa não fica isenta de multa.

(Natalie Caratti, O Povo Online)