Vôlei feminino do Brasil é bicampeão olímpico com virada sobre os EUA

LONDRES, 11 Ago (Reuters) – A seleção brasileira conseguiu uma virada incrível na partida contra os Estados Unidos e também no torneio para conquistar neste sábado o bicampeonato olímpico do vôlei feminino em Londres.

Depois de um primeiro set perfeito dos EUA, o time comandado pelo agora tricampeão olímpico José Roberto Guimarães se acalmou e fechou o jogo em 3 sets a 1, parciais de 11-25, 25-17, 25-20 e 25-17.

O confronto em Londres foi uma reedição dos Jogos de Pequim há quatro anos, quando o Brasil também foi campeão ao vencer as norte-americanas por 3 a 1.

Ao som de “o campeão voltou”, as brasileiras tiveram uma atuação impecável a partir do segundo set e comemoraram com muitas lágrimas e abraços na quadra.

Após uma campanha ruim na primeira fase, com duas derrotas em cinco jogos, a seleção brasileira dependeu de uma vitória dos EUA sobre a Turquia na última rodada para se classificar com a última vaga para as quartas de final.

Na primeira partida eliminatória dos Jogos, o Brasil enfim jogou bem e salvou seis match points para eliminar a Rússia no tie-break de um jogo dramático que devolveu a confiança ao time, que na partida da semifinal atropelou o Japão.

No entanto, contra as norte-americanas, que já haviam derrotado a equipe brasileira na primeira fase, o Brasil começou nervoso.

Os EUA iniciaram melhor a partida, abrindo 6-1, e se mantiveram na frente após sucessivos erros do Brasil, o que motivou o técnico José Roberto a pedir calma à equipe quando o placar apontava 13-5.

As principais atacantes do Brasil, principalmente Scheilla e Fernanda Garay, tiveram muitas dificuldades de colocar a bola no chão. Paula Pequeno entrou em quadra e também falhou, sendo substituída após dois ataques errados. Os EUA, então, fecharam a primeira parcial com extrema facilidade.

No segundo set, as brasileiras fizeram 3-0, e, embora as norte-americanas tenham chegado ao empate em 12-12, abriram boa vantagem com o apoio das centrais e de Jaqueline e empataram o jogo.

O Brasil seguiu bem no terceiro set, novamente com Jaqueline bem no ataque — ela fez 18 pontos e foi a maior pontuadora da partida –, enquanto nos EUA a destaque Hooker, que jogou pelo Osasco a última Superliga, não tinha a facilidade que apresentou no set inicial.

Sem titubear no quarto set, a equipe brasileira fechou o jogo, e José Roberto Guimarães tornou-se o primeiro brasileiro tricampeão – além dos títulos de 2008 e 2012, ele foi campeão com a seleção masculina em 1992.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo – Reuters Brasil)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s