A remadora brasileira Kissya Cataldo, que não participou da prova deste sábado (04) do Single Skiff dos Jogos Olímpicos de Londres, foi suspensa preventivamente pela Confederação Brasileira de Remo por doping.

Por meio de nota oficial, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta manhã que um exame realizado no Brasil, no último dia 12 de julho, pela Federação Internacional de Remo (Fisa, na sigla em inglês), apresentou “resultado analítico adverso”.

Kissya Cataldo disputaria neste sábado a final C do Single Skiff da Olimpíada, que definiu os postos dos atletas da 13.ª até a 19.ª posição, mas acabou não competindo. Na última quinta-feira, ela foi a segunda mais rápida na semifinal C ao cravar o tempo de 8min01s64.

A remadora de 30 anos de idade disputava pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos. Inicialmente, rumores davam conta de que ela não teria competido neste sábado por estar indisposta, mas o caso de doping acabou evidenciando o motivo desta não participação da brasileira.

O COB anunciou que foi informado sobre a suspensão apenas na manhã deste sábado, quando a brasileira Fabiana Beltrame competiu ao lado de Luana Bartholo no Double Skiff peso leve. Elas buscavam uma vaga na semifinal, mas não conseguiram e tiveram como consolo a vitória na final C, fato que as deixou em 13.º lugar no geral entre 18 duplas.

Beltrame foi campeã mundial do Single Skiff peso leve no ano passado, mas a prova não faz parte do programa olímpico. Ela tentou a classificação para a sua terceira Olimpíada seguida no Single Skiff, mas perdeu a seletiva exatamente para Kissya. Assim, mudou de prova, se juntou a Luana Bartholo e conseguiu a vaga nos Jogos de Londres.

(Diário do Nordeste)