Na foto, José Alberto do Nascimento, Gondim Neto, José Jerônimo, José Genoíno, José Ferreira, José Rubens Bastos, Oswald Barroso, William Montenegro, Manoel Fonseca, Fabiani Cunha, Waldemar Menezes e Mário Albuquerque no IPPS em 1974. Crédito: Comissão de Anistia Wanda Sidou

O Governo do Ceará irá inaugurar uma placa em homenagem aos ex-presos políticos, que ficaram reclusos no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) entre os anos 1970 e 1979. O ato simboliza um pedido de desculpas do Estado e será realizado nesta quinta-feira (2), às 15h, no Complexo Penitenciário de Aquiraz, marcando a chegada da 60ª Caravana da Anistia ao Ceará.

 A inauguração da placa acontecerá junto com o pagamento simbólico das indenizações aos anistiados, que tiveram processos deferidos em 2008 e 2009. Os pagamentos variam entre R$ 5 e R$ 30 mil por anistiado, fixados de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 6°, da Lei 13.202/2002.

As atividades marcarão a comemoração pelos 33 anos da decretação da Lei Nº.  6.683, de 28 de agosto de 1979. Ações artísticas e culturais estão programadas para o mês de agosto. Confira a programação completa no final desta matéria.

Caravana julgará processos

Durante os dias 3 e 4 de agosto, a Caravana da Anistia deverá analisar cerca de 50 pedidos de indenização no Ceará, os quais foram requisitados em nível federal.

A caravana é vinculada à Comissão de Anistia Política do Ministério da Justiça e presidida pelo professor da PUC/RJ Paulo Abrão Pires Júnior. Os julgamentos ocorrerão  na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Memória
Anistiados tiveram vidas interferidas pelo regime

Durante esta semana, o Diário do Nordeste Online apresentou histórias de ex-presos políticos que foram torturados fisicamente e psicologicamente, sofreram repressão, foram exilados e tiveram as vidas interferidas pela ditadura.

Leia também:
Para ex-preso político, nenhum dinheiro paga os danos da ditadura

Anistiados relembram momentos de tortura

O anistiado Bergson Gurjão Farias, preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) Estadual durante manifestações estudantis em 1968 era estudante universitário do curso de Química e se destacou como líder do movimento estudantil no Ceará. Bergson foi assassinado em 1972 na Guerrilha do Araguaia. Só recentemente teve seus restos mortais descobertos e enterrados no cemitério Parque da Paz.

João Ferreira de Vasconcelos foi preso em 1973, decorrente de repressão contra movimento operário em Fortaleza. Ele trabalhava na indústria calçadista e teve mandato sindical cassado por duas vezes, a segunda após a anistia.

Mércia Vasconcelos Pinto era estudante de música na UFC e foi presa no 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna, na década de 1960. Ela foi perseguida e se viu obrigada a deixar o País, tendo terminado os estudos na Alemanha.

Programação completa para mês da Anistia

2 de agosto
13h30

Filme Araguaia Campo Sagrado 
Unifor – Videoteca
15h
Descerramento da placa 
Pagamento simbólico 
Abertura Oficial da Caravana –  IPPS
19h
Palestra do Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão Nacional de Anistia, Paulo Abrão 
Auditório da Biblioteca da UNIFOR;
21h
Jantar com Fagner 
Sirigado Br. Studart

3 de agosto 
8h30
Julgamento dos Processos 
Sala das Comissões – Assembléia Legislativa
19h
Sessão Solene 
Assembléia Legislativa

4 de agosto
8h

Cortejo cultural
Concentração na Praça do Ferreira
19h
Exposição de fotos Futebol e Ditadura 
Reitoria da UFC
19h30
Relançamento do Livro Futebol e Ditadura com mesa redonda 
Reitoria da UFC

9 e 10 de agosto
19h

Peça A prova de fogo – Paulo Betti 
Teatro Celina Queiroz – Unifor
10 de agosto 
10h
Troféu Beija Flor 
Câmara Municipal

13 de agosto
10h

Ato do Sindicato dos Trabalhadores Textil.
Praça Ferreira

14 de agosto
9h

Projeto Dom Helder Câmara
Câmara Municipal de Fortaleza

17 de agosto 
19h
Lançamento do livro Memórias – Gregório Ferreira
Assembléia Legislativa

24 de agosto
9h

Lançamento do livro Relatos 68
Secretaria da Justiça e Cidadania

28 de agosto
19h

Documentário Filhos Damas da liberdade
Casa Amarela Eusélio Oliveira

(Diário do Nordeste Online)

29 de agosto
8h às 12h e 14h às 18h

Tese de Trabalhos acadêmicos sobre a ditadura
Auditório Batista Neto – UFC