Associar-se à popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já é considerado um dos trunfos dos candidatos que pertencem à coligação do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza. No entanto, ainda que a Justiça Eleitoral garanta à legenda petista a exclusividade de uso da imagem de Dilma e Lula durante a campanha, PCdoB e alguns candidatos a vereador pelo PSB já se adiantam em produzir material de campanha estampando a imagem dos líderes petistas.

Naturalmente, a cobiça das siglas pelo apoio da máquina pública federal não é recebida com bons olhos pelo PT. O partido já trata como crime eleitoral o ainda suposto uso de Lula e Dilma na campanha dos adversários do candidato petista à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas. Desde o início de sua campanha eleitoral nas ruas, Elmano se apresenta ao eleitorado como “o único e verdadeiro” candidato apoiado pela atual presidente da República e pelo ex-gestor Lula.

Diante da possibilidade do uso da imagem de Dilma e de Lula pelo candidato a prefeito do PCdoB, Inácio Arruda, e por pretensos vereadores do PSB, o PT já fala em acionar a Justiça Eleitoral para garantir a exclusividade do apoio das lideranças petistas e punir os que não pertencem à coligação e estiverem usando fotos com Lula e Dilma. “O Lula é o presidente de honra do PT. Vamos acionar judicialmente qualquer um que não seja da coligação e que esteja usando a imagem dele”, anuncia o presidente do partido, Raimundo Ângelo.

Na contramão do que diz o PT, o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PCdoB, Inácio Arruda, chega a dizer que Lula não pertence a partido algum e que a figura do ex-presidente já é “de domínio público”. Com esse raciocínio, Inácio já encomendou a confecção de todo o seu material de campanha com fotos de Dilma e Lula. “Sempre estivemos ao lado deles, ajudamos a elegê-los. Então, temos que continuar juntos com eles agora. O Lula já não é mais de A ou B”, argumenta ele.

Já o presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, garante que a coligação encabeçada pelo seu partido não vai comprar briga com o PT para utilizar imagens dos líderes petistas. No entanto, vereadores do PSB já divulgam material de campanha com fotos de Lula e Dilma, sob ameaça de advertência da presidência do próprio PSB. “Apesar de sermos aliados históricos da Dilma e do Lula, sabemos que não podemos usá-los na campanha, até para evitar retaliação futura”, defende.

Presença incerta

Ainda que o material de divulgação da campanha de Elmano esteja confeccionado com as fotos de Lula e Dilma, a presença da atual presidente da República na campanha do petista é uma incógnita até para o PT. “É certeza que teremos a presença de Lula em Fortaleza e que ele vai gravar um vídeo para a propaganda da TV”, garante Ângelo.  

Dilma, no entanto, estaria se esquivando de trabalhar na campanha de qualquer um dos candidatos do PT nas capitais onde a base aliada do partido estiver dividida. Caso de Fortaleza, onde o PSB do governador Cid Gomes decidiu lançar o deputado Roberto Claudio (PSB) como candidato próprio da sigla.

ENTENDA A NOTÍCIA

Integrantes da base aliada do Palácio do Planalto, partidos como o PSB e PCdoB acham-se no direito de fazer uso do prestígio de Lula e Dilma nos palanques locais. A legislação, entretanto, impõe uma série de restrições a isso. 

Multimídia

A definição da participação da presidente Dilma e do ex-presidente Lula nas campanhas municipais no Ceará foi o Tema do Dia na cobertura de ontem dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para ver – O programa Coletiva, da TV O POVO (48 – canal aberto, 23 – Net, e 11 – TV Show), entrevistou ontem à noite o candidato à prefeitura de Fortaleza, André Ramos, onde abordou o Tema do Dia. Haverá reprise do programa hoje, às 7 horas, e no domingo, às 19h30min. Veja o programa na página da TV O POVO no Youtube. http://www.youtube.com/user/tvopovo

Para escutar – Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema foi assunto do Debates do POVO. http://bit.ly/LMG0NA 

(Raquel Maia, O Povo Online)