Estado garante 19 medalhas na disputa do IV Campeonato Mercosul de Jiu-jítsu, disputado na Argentina

O Ceará garantiu 19 medalhas durante a disputa do IV Campeonato Mercosul de Jiu-jítsu esportivo-2012, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.

Ao todo, os 15 atletas cearenses se destacaram no evento ao faturar 11 medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze. Um dos destaques da competição foi o atleta faixa preta Gilson Nunes, que conquistou dois ouros, tanto na sua categoria de peso (pena), quanto na disputa pela categoria absoluto.

Na disputa da faixa marrom, a vitória veio com Álvaro Fontes, na categoria médio, e que também levou a medalha de prata na absoluto. Com a faixa roxa, Rogério Troglodita também conquistou medalhas. Ele arrebatou dois ouros, um em sua categoria (meio-pesado) e outro no absoluto. Além dele, Thyago Frota também conquistou uma medalha de ouro na médio.

Disputa acirrada

“Foi uma disputa muito difícil, com o nível de competitividade alto. Na categoria em que fui campeão (absoluto, categoria que não estipula faixa de peso), disputei a final com um atleta com peso de 100kg, sendo que tenho 80kg. Foi muito desgastante, mas conseguimos o resultado positivo”, disse o atleta faixa azul, Armando Correia, que disputou o seu primeiro torneio fora do Brasil.

De acordo com o atleta, a competição serviu de termômetro para os competidores locais terem um retorno do trabalho realizado nos treinos. Agora, eles voltas suas atenções para a disputa do Sul-Americano, que acontece no fim de semana, na Bahia.

Além de Armando, Alex Ramon e Ivanildo Moura também garantiram ouro nas categorias pluma e leve, respectivamente, da faixa azul. Pela faixa branca, o destaque da categoria foi o atleta Gabriel Victor, que conquistou o ouro na pluma juvenil.

Sucesso de público, o torneio contou com a participação de 550 atletas, que disputaram medalhas por todas as categorias e faixas. Além de lutadores de Brasil e Argentina, também participaram da competição atletas do Uruguai e do Chile.

(DIÁRIO DO NORDESTE)