Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, que pessoas ou instituições mais ajudam as pessoas a buscar inspiração no seu dia a dia, a evoluir e a se tornar um ser humano melhor? Estudo realizado pela Giacometti Comunicação não deixa dúvidas: a fonte imbatível de inspiração para as pessoas está na figura da mãe: 46% dos entrevistados a consideram a principal fonte de inspiração. 

Ela é reconhecida pelo amor incondicional; pelo carinho, envolvimento, perserverança; e enaltecida em canto e verso, como em Carlos Drummond de Andrade, poema Para Sempre: “Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento”. Além destas e de tantas outras exaltações, surge mais uma: segundo o estudo Quem me Inspira, realizado pela Giacometti Comunicação, a figura da mãe é a que mais inspira as pessoas: 46% dos entrevistados a consideram a principal fonte de inspiração no dia a dia. 
 
Sobram portanto razões para a data comemorativa do Dia das Mães, a ser celebrada no próximo domingo, dia 13 de maio, não ser relacionada apenas a motivações comerciais, embora seja a segunda maior em faturamento, perdendo apenas para o Natal. Agradecimentos sinceros e muita admiração estão de fato na essência da festa. 
 
Veja o ranking das pessoas mais inspiradoras, segundo estudo da Giacometti: 
 
Quem te inspira? 
 
(resposta espontânea, 2 citações) 
 
1. Mãe: …………………………..46% 
2. Pai: …………………………….33% 
3. Amigo: ………………………..10% 
3. Irmãos: ……………………….10%
4. Filhos: ………………………… 7%
5. Outros parentes: ……………6% 
5. Esposa:…………………………6% 
6. Ex-Presidente Lula: ………..5% 
6. Marido: ………………………….5% 
6. Avós: …………………………….5% 
7. Pessoas do Trabalho: ……..4%
7. Namorado:………………………4% 
 
O estudo traz um conteúdo rico para o conhecimento das pessoas e é parte da estratégia da Giacometti Comunicação de investir no conhecimento como fonte para a inovação. “Acreditamos que é preciso cada vez mais entender de gente, ou seja, aprofundar o conhecimento das pessoas para produzir uma comunicação inovadora no conteúdo e na forma”, destaca Dennis Giacometti, presidente da Giacometti Comunicação e coordenador do estudo. A pesquisa teve duas fases, a qualitativa e a quantitativa, na qual foram entrevistadas 400 pessoas divididas em classe AB (100 homens e 100 mulheres) e classe C (100 homens e 100 mulheres).
 
Entre as pessoas mais admiradas, de novo a figura da mãe ocupa o primeiro lugar, com 52%. Antes de indicar os mais admirados, os entrevistados listaram os atributos que mais admiram em uma pessoa, com base em resposta estimulada, duas citações. Em primeiro lugar, ficou o respeito, com 39%; em segundo, a sabedoria, com 36%; na sequência, humildade (30%), simplicidade (29%), generosidade (25%), história de vida (24%), conquista (13%), paciência (6%), sinceridade (1%), determinação (1%) e coragem (1%). 
 
Após listarem os atributos que mais admiram em uma pessoa, os entrevistados foram solicitados a listar as pessoas que consideram mais próximas dos atributos citados, ou seja, as pessoas que mais admiram por expressarem esses atributos. Novamente campeãs, as mães são mais admiradas principalmente estarem mais associadas aos atributos respeito, sabedoria, humildade, simplicidade e generosidade
 
Veja o ranking das pessoas mais admiradas, segundo estudo da Giacometti: 
 
Os mais admirados 
 
(resposta espontânea, 2 citações) 
 
1. Mãe: ………………………………52% 
2. Pai: ………………………………..31% 
3. Melhor Amigo: ………………..15% 
4. Irmãos: ………………………….10%
4. Filhos: …………………………..10%
5. Marido / Companheiro: ……..8% 
6. Avós: ………………………………7% 
7. Outros parentes: …………….. 6% 
7. Ex-Presidente Lula: ………….6% 
8. Chefe / Colega de Trabalho .5%
8. Esposa / Companheira ………5% 
8. Tios………………………………….5%
9. Pastores Evangélicos…………4%
10. Namorado (a) ………………….3% 
 
Tanto entre os mais inspiradores quanto entre os mais admirados, a figura do pai ocupa o segundo lugar. Sempre presentes também estão os irmãos, filhos e avós, o que revela que as as pessoas que mais inspiram transformações e evoluções são as do relacionamento familiar, aquelas do convívio social mais próximo. A figura dos pais desponta como a admiração mais próxima e acessível, bastante associada à gratidão, à medida que são, na visão das pessoas, os grandes responsáveis pela sua constituição pessoal. De um modo geral, fica clara a importância da família de como fonte de inspiração das pessoas. Em resposta estimulada e múltipla (primeira citação), os entrevistados identificaram as instituições que mais contribuem para a sua formação pessoal. Disparado, a família ocupa a primeira posição, com 73%; religião 11%; escola 8%; amigos 5%; e trabalho, também com 5%. 
 
Em total sintonia com essas respostas, está a adesão à frase de concordância: “Família dá um monte de problema mas é sempre bom ter por perto. Nunca se sabe o dia de amanhã, se você vai precisar de alguma coisa.” Concordaram totalmente com a afirmativa 55% da classe AB e 68% da classe C. Os resultados mostraram total sintonia com a pesquisa qualitativa, que mostrou a força da família no que se refere à confiança (o elo se torna mais estreito quanto mais próximo é o grau de parentesco) e em relação à necessidade (é com quem se pode contar).
 
Metodologia do estudo Quem me inspira?*
 
O estudo teve início com a fase qualitativa, com intuito de levantar hipóteses para serem posteriormente comprovadas na fase quantitativa. Para o levantamento desses dados, foram realizados quatro grupos de discussão, com os seguintes perfis: 
 
Classe AB, idade 18-25 anos 
 
Classe AB, idade 26-40 anos 
 
Classe C, idade 18-25 anos 
 
Classe C, idade 26-40 anos
 
Na fase seguinte, quantitativa, após esse aprofundamento, o estudo foi às ruas para aferir quais são os valores contemporâneos das pessoas na relação consigo e com o outro, bem como quais são as pessoas que mais admiram e nas quais se inspiram. Também foi investigado em que medida essas pessoas impactaram as vidas dos entrevistados, no sentido de uma evolução, de uma transformação do indivíduo. 
 
Nessa fase, a quantitativa, foram entrevistadas 400 pessoas com idades entre 20 e 40 anos com os seguintes perfis: 
 
Classe AB
100 homens 
100 mulheres
 
Classe C
100 homens 
100 mulheres
 
Entrevistas realizadas com pessoas de diferentes centros urbanos do pais, residentes em São Paulo. 
 
*Quem me inspira? é um estudo exclusivo da Giacometti Comunicação. Eventuais citações e referências devem sempre indicar a fonte. 
 
Dennis Giacometti  
 
Formado em Arquitetura, Dennis Giacometti, sócio-presidente da Giacometti Comunicação trabalha há mais de 30 anos como publicitário na área de planejamento de comunicação e marketing, tendo desenvolvido métodos para uma abordagem estratégica em Gestão, Inovação e Estratégia de Marca. Trabalhou na área de planejamento da MPM Casa Branca, Castello Branco e Associados (CBBA) e Guimarães & Giacometti. Foi vice-presidente de merchandising da Rede Globo (Apoio) e diretor de planejamento da Futura Scali MacCabe & Sloves. É também sócio-presidente da consultoria Zhuo – Inovação, Gestão e Estratégia de Marca (www.zhuo.com.br).
 
Giacometti Comunicação
 
Com atuação nacional e internacional, a Giacometti Comunicação adota um modelo de negócios que tem como visão de trabalho um único pensamento estratégico, a partir de diretorias nacionais, e uma capilaridade baseada em unidades completas e independentes operando em diversos pontos do Brasil. É uma agência full service nos vários estados em que atua, capaz de oferecer ao mercado soluções customizadas em comunicação. Agilidade e autonomia levam o que existe de melhor aos clientes, seja em mídia, atendimento, produção ou criação. Com uma forma de agir muito própria, a Giacometti só trabalha com evidências. Busca constantemente informações profundas e confiáveis sobre o mercado e os consumidores. Essa opção de trabalho dá à agência a certeza de que chega a um pensamento estratégico de comunicação único, próprio ao DNA de cada marca. O diagnóstico oferecido é preciso, para que a comunicação realmente faça a diferença, dê resultados e contribua de forma efetiva para a valorização e a construção da imagem da marca.
 
A Giacometti foi criada em São Paulo em 1996 e possui hoje unidades completas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Londrina (PR). Tem entre seus clientes Alameda Shopping, AOC Brasil, Banco do Brasil, BB Seguro Auto, BNDES, Caedu Modas, Embratur, Faculdade FIAP, Joe & Leo’s, Sebrae Distrito Federal, Sebrae Nacional, Shefa, STIHL, STP, UPIS e Zorba.