edição desta semana da revista Time ainda não chegou às bancas, mas já está levantando polêmica nos Estados Unidos. A imagem de capa mostra uma mãe, Jamie Grumet, de 26 anos, amamentando seu filho, de 3, e estampa a pergunta: “Are you mom enough?” [Você é mãe o suficiente?].

Segundo os editores da revista, a ideia da reportagem de capa é registrar o vigésimo aniversário de uma teoria, propagada pelo do doutor Bill Sears, chamada “attachment parenting”. Segundo essa teoria, crianças precisam formar laços emocionais fortes com as mães, e esses laços terão consequências positivas no futuro. O “attachment parenting” encoraja as mães a amamentar as crianças por anos, a dividir a mesma cama com os filhos na hora de dormir e diminuir o máximo de tempo que a mãe passa longe do filho.

Opositores dessa teoria dizem que ela desestimula a independência e liberdade das crianças, além de comprometer a volta das mães ao mercado de trabalho. Além disso, a questão da amamentação em público é polêmica nos EUA. Em alguns Estados americanos, por exemplo, mulheres fizeram manifestações contra uma rede de restaurantes que expulsou uma mãe que amamentava em público.

Segundo o jornal Los Angeles Times, a capa provocou diversas reações nas redes sociais. Muitos acusaram a Time de publicar propositalmente uma foto apelativa, e mesmo defensores do “attachment parenting” reclamaram, dizendo que a foto gera mais reações negativas do que positivas sobre aleitamento materno. Em entrevista a Time, Jamie Grumet se defende.

“Minha mãe me alimentou com leite materno até os meus seis anos de idade. Foi o seu incentivo na amamentação que nos tornou tão bem-sucedidos”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida, e não vê problemas em amamentar por um período mais longo de tempo. No entanto, segundo pesquisas, menos de 15% das famílias americanas amamentam depois dos seis meses.

(Bruno Calixto – O Filtro/Época Online)