O blogueiro Ricardo Gama, de 40 anos, foi baleado na manhã desta quarta-feira, na Rua Santa Clara, próximo ao Bairro Peixoto, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com policiais do 19º BPM, um homem desceu de um carro cor prata, chamou o blogueiro pelo nome e disparou três tiros, no rosto e torax, enquanto um segundo homem aguardava o comparsa dentro do carro.

O delegado que cuida do caso informou que trabalha com a hipótese de tentativa de homicídio, mas não deu mais informações e nem falou sobre uma possível relação do crime com as críticas que faz ao governo Cabral.

Ricardo Gama foi socorrido pelos moradores e foi levado para o hospital Copa d’Or, no mesmo bairro, onde passou por uma cirurgia e continua internado. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o blogueiro passa por uma série de exames que apontarão a necessidade ou não de cirurgia.

Vítima postou vídeo em que Cabral chama jovem de “otário”

Ricardo Gama é conhecido por manter um blog e uma conta no Twitter onde faz duras críticas do governo do Rio de Janeiro. Nas eleições do ano passado, o blogueiro posto um vídeo do adolescente Leandro, durante uma inauguração de obras do PAC de Manguinhos, em 2009, onde o governador Sérgio Cabral chamou o jovem de “otário”. Leia abaixo um trecho da conversa e assista ao vídeo.

Jovem: “A gente acorda de manhã com o Caveirão na nossa porta”.
Cabral: “E o tráfico?”.
Jovem: “Na minha rua, não”.
Cabral: “Deixa de ser otário. Vai estudar”.
Jovem: “Eu vou sempre”.

(Portal do Sidney Rezende)