O presidente do Banco do Brasil, Rubens Novaes Foto: Jorge William/Agência O Globo/22-11-2018


O “Diário Oficial da União” publicou nesta quarta-feira (2) em edição extra as nomeações de Rubem Novaes como novo presidente do Banco do Brasil e de Pedro Guimarães, da Caixa Econômica Federal.

O “Diário Oficial” também publicou as exonerações de Marcelo Augusto Dutra Labuto, que presidia o Banco do Brasil, e de Nelson Antonio de Souza, que dirigia a Caixa.

Os nomes de Novaes e Guimarães para o comando dos bancos públicos foram anunciados durante a transição de governo pelo atual ministro da Economia, Paulo Guedes.Paulo Guedes anuncia escolhidos para assumir Banco do Brasil, Caixa e IpeaJornal Nacional–:–/–:–

Perfis

Rubem Novaes (Banco do Brasil): PhD em Economia pela Universidade de Chicago (Estados Unidos), já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Pedro Guimarães (Caixa): PhD em Economia pela Universidade de Rochester (Estados Unidos), com tese sobre o processo de privatização no Brasil. É atualmente sócio-diretor do banco Brasil Plural, grupo financeiro fundado em 2009 que atua no mercado de capitais.

Outras nomeações

O “Diário Oficial” também publicou as nomeações de:

  • Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa: chefe de gabinete do presidente Jair Bolsonaro;
  • Floriano Barbosa de Amorim Neto: secretário especial de Comunicação Social da Presidência;
  • Roberto Leonel: presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

(G1 Política)