Crédito: Divulgação/Site Oficial do Botafogo

Um grande número de clubes brasileiros pode terá que ficar sem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), promulgada nesta quarta-feira (28), aponta que a renovação de contratos do banco estatal com clubes é ‘irregular’. Decisão esta apoiada em uma auditoria feita pelo tribunal.

Segundo o blog ‘Olhar Olímpico‘, do Uol Esporte, a decisão do TCU aponta que o modelo atual de patrocínio da empresa aos clubes é efeito sem a existência de normas para a prestação de contas de onde será aplicado o dinheiro do banco. Os contratos com os clubes e outras entidades esportivas são regulados por norma da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

Na norma, o patrocínio da Caixa seria feito conforme modelo semelhante ao feito por empresas privadas. O clube pagaria o dinheiro do patrocínio mediante contrapartidas pedidas pelo banco. Nos contratos, não existe qualquer exigência de que o clube preste contas ao banco sobre o uso do dinheiro do patrocínio.powered by Rubicon Project

Desde 2016, o tribunal tem um processo de auditoria dos contratos de empresas estatais com entidades esportivas. A auditoria fez com que o acórdão fosse feito, com o qual pede que a instrução normativa de Secom tenha alterações. Uma delas seria a de permitir que exista a verificação do impacto do patrocínio nos clubes. E até mesmo o fato da escolha de determinados clubes para serem patrocinados.

O acórdão também pode atingir contratos de outras empresas estatais como Correios e Banco do Brasil ao esporte brasileiro. Não há prazo para que os pedidos do tribunal sejam acatados pelo banco.

Times que podem ser afetados pela decisão relacionada à Caixa

Mais de 20 clubes tem a marca da Caixa Econômica em suas camisas. Alguns dos patrocinados são Santos, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-PR, Flamengo, Paraná, Londrina, CRB, Goiás, Paysandu, Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Atlético-MG, CRB e América-MG. Os contratos da maioria destes clubes com o banco se encerra nos próximos meses. E podem ter que ser alterados ou até mesmo encerrados com a decisão do TCU.

Link: https://www.torcedores.com/noticias/2018/11/decisao-do-tcu-coloca-em-risco-patrocinio-da-caixa-clubes-entenda

Anúncios