image5
Trabalho de Celso Oliveira, fotógrafo homenageado no evento – Foto: reprodução

Realizar o debate sobre questões pertinentes à produção contemporânea da fotografia. Esse é objetivo do Verbo Ver Festival de Fotografia, que acontece em Fortaleza de 14 a 18 de novembro. O evento, que anteriormente se chamava Encontros de Agosto, prioriza ações formativas, como leituras de portfólios, oficinas e palestras. Nesta edição será abordada a temática “por que fotografar?”.

No dia 15 de novembro, às 19h, na Imagem Brasil Galeria, acontece a exposição que marca a abertura oficial do festival. Na ocasião será realizada uma homenagem ao fotógrafo Celso Oliveira.  A programação do evento também contará com três palestras no Museu da Fotografia; sete workshops, sendo cinco no Porto Iracema das Artes, um na Imagem Brasil Galeria e um no Cuca Mondubim; três Rodas de Conversa, duas na Imagem Brasil e uma no Hotel Sonata de Iracema; uma Feira Fotográfica no Shopping Jardins Open Mall e uma Foto Festa na Praça dos Leões.

As incrições para a Leituras de Portfólios estão abertas até o dia 03 de novembro. Para a Coletiva de Cearenses: Mostra e Catálogo, até 10 de novembro. As informações detalhadas sobre as duas convocatórias e as fichas de inscrição estão disponíveis no site do festival e pela página do Facebook: Verbo Ver Festival de Fotografia.

A iniciativa é uma realização da Imagem Brasil, com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – Lei de Incentivo Estadual – Edital Mecenas, por meio da Enel Distribuição Ceará. Conta com a parceria do Festival de Fotografia de Porto Alegre (FestFoto), Museu da Fotografia de Fortaleza, Instituto da Fotografia (Ifoto), Mulheres da Imagem Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

(Diário do Nordeste)