28056844_219832121917530_4093576686555360676_n

Entre os dias 13 e 17 de março de 2018, os municípios de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará, sediarão o I Festival de Fotografia do Sertão Central, o QXAS. Ao deslocar o eixo do litoral para o sertão, o Festival reafirma a força deste território em termos artísticos, sociais, políticos e poéticos, atraindo fotógrafos de todo o país e dando visibilidade à produção local. Além de exposições fotográficas, o Festival terá workshops, palestras, leituras de portfólio, lançamentos de livro e oficinas em escolas públicas. Serão dias de intensa imersão fotográfica. O QXAS é uma realização do Instituto da Fotografia (Ifoto) e do Fórum Cearense da Fotografia.

Nesta primeira edição, o QXAS tem como tema “O sertão de Antônio Conselheiro”, beato nascido em Quixeramobim, responsável por liderar uma guerrilha nordestina que tencionou as oligarquias e os coronéis dos sertões. A abertura do evento acontece em 13 de março, dia em que se celebra o nascimento do cearense que foi líder do movimento popular massacrado na Guerra de Canudos, há 120 anos.

Entre os convidados confirmados que ministrarão cursos e palestras está Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas brasileiros, a paraense Elza Lima, fotógrafa que documenta diferentes manifestações culturais, Guy Veloso, com expressiva obra no campo das festas religiosas, Ângela Berlinde, artista e curadora que foi diretora dos Encontros da Imagem em Braga, Portugal. Também estarão presentes na programação Marília Oliveira e Régis Amora, o fotógrafo e pesquisador Silas de Paula, Tiago Santana, fotógrafo e editor da Tempo d’Imagem, Júlio Santos, um grande mestre da Foto pintura, Fernando Jorge, fotógrafo e professor da Casa Amarela, Iana Soares, fotógrafa e editora de fotografia do O POVO; Fernanda Meireles e Emi Teixeira, que farão oficinas de fotozines, o fotógrafo Paulo Gutemberg, que lançará um livro, e os fotógrafos Celso Oliveira e Gentil Barreira, responsáveis por construir uma obra que tem forte imersão sertão.

Entre as exposições confirmadas estão: “Sertão Imaginário”, montada a partir de convocatória do Festival; “Cocosi”, de Fernando Jorge e Rubens Venâncio; “Caminho das Abelhas”, exposição sobre a desertificação em Irauçuba, dos fotógrafos Vanessa Andion, Sérgio Carvalho, Markos Montenegro, Iana Soares, Paulo Gutemberg e Silas de Paula; exposição em homenagem ao fotógrafo Paulo Harding; “Os Sertões de José Celso”, com fotografias realizadas durante a passagem do Teatro Oficina por Quixeramobim. A exposição do coletivo de Mulheres da Imagem do Ceará, realizada durante o último encontro de Agosto, também vai ao Sertão.

Em Quixeramobim, as atividades acontecem no Memorial Antônio Conselheiro, na Casa do Conselheiro, no Sesc Ler, no Liceu e em escolas municipais. Acontecerão também projeções fotográficas na Ponte Metálica, em Quixeramobim. Em Quixadá, o evento ocorre na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Repórter: Alison Santos.

Via http://www.quixeramobimalerta.com.br/quixeramobim-e-quixada-sediarao-i-festival-de-fotografia-do-sertao-central/

Anúncios