parquedascrianas-nely
(Foto: Nely Rosa)

O Parque da Liberdade, conhecido entre os fortalezenses como Cidade da Criança, no Centro, venceu a votação popular do projeto Você Faz Fortaleza, que coletou opinião sobre quais pontos da Capital deveriam ter melhoria na infraestrutura. O local recebeu 21 mil votos e será reformado, incluindo a Praça Coração de Jesus, até o fim da gestão, informou a Prefeitura. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Cláudio, nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal.

As intervenções podem custar até R$ 10 milhões e a previsão é que os trabalhos sejam iniciados dentro de um ano. Em segundo lugar, ficou a Barra do Ceará, e em terceiro, o Zoológico Sargento Prata, Horto Municipal e Lagoa do Passaré.

A votação terminou no dia 28 de fevereiro, e foram coletados cerca de 102 mil votos. A população escolheu entre intervenções para o Lago Jacarey, Lagoa de Porangabussu, Praça e o Mercado do Carlito Pamplona, Zoológico Sargento Prata, Horto Municipal e Lagoa do Passaré, Cidade da Criança e Praça Coração de Jesus, Praça e Mercado da Messejana, Parque da Sabiaguaba, Barra do Ceará e Parque Lagoa da Viúva.

A Prefeitura disponibilizou 40 totens (urnas de consulta popular) em pontos da cidade, como terminais de ônibus, prédios públicos e pontos turísticos. Os equipamentos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 (Rádio Verdes Mares)