img_1734
O Réveillon de Fortaleza é considerado o segundo maior do País (Foto: Divulgação/Setfor)

Entre dezembro deste ano e fevereiro de 2018, já foram contabilizados, aproximadamente, dois mil voos extras para os aeroportos do Ceará. Esse número tem refletido também no índice de ocupação hoteleira de Fortaleza: somente na Capital, a ocupação média de pequenos e médios hotéis é de 80%, enquanto a de grandes é de 90%.

Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o secretário de Turismo (SetFor) de Fortaleza, Alexandre Pereira, afirmou que a expectativa é de que sejam recebidas cerca de 1,3 milhão de pessoas na capital cearense para o Réveillon. Para ele, as obras que facilitam a mobilidade urbana, a requalificação e a programação cultural direcionada aos turistas são alguns dos aspectos que favorecem o aumento da chegada de pessoas. Com isso, de acordo com a SetFor, serão injetados mais de R$ 1,5 bilhões na economia local.

Conforme o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo no Ceará (AMHT), Aldemir Leite, boa parte dos turistas que chegam a Fortaleza vem das regiões Sudeste (principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro) e Norte (especialmente de Belém e Manaus). Ele afirma que a média da estadia dessas pessoas é de cinco dias e que gastam, aproximadamente, R$ 200 por dia com hospedagem por família (casal e um filho).

Além disso, o presidente da AMHT declarou que esse final do ano de 2017 está 20% melhor em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, eram esperadas cerca de 12 mil pessoas esperadas na Capital, enquanto este ano a expectativa é de que desembarquem cerca de 15 mil turistas. Algumas das principais justificativas para isso, segundo Leite, é o aumento da quantidade de voos e a melhora na economia: “a confiança das pessoas de que a economia está melhorando é um fator primordial. Acredito que isso tem contribuído bastante”.

Essas informações corroboram o que é registrado por um dos sites de procura de passagens aéreas, o Voopter. Conforme a plataforma, Fortaleza é a segunda cidade do Brasil mais procurada por turistas para o Réveillon, com 8,3 mil buscas, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (13,3 mil buscas). Os dez destinos mais procurados se completam com Salvador, Florianópolis, Recife, Porto Seguro, São Paulo, Natal, Porto Alegre e Maceió.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 609.629 assentos devem ser ofertados para a capital cearense entre voos regulares e extras no mês de dezembro.

(Rádio Verdes Mares)

Anúncios