ac3a7ougue-vegetariano-696x435
Foto meramente ilustrativa (reprodução)

Um espaço voltado para quem aprecia e simpatiza com a gastronomia vegetariana abre as portas nesta terça-feira, 12, em Fortaleza. É o Le Gumis, o primeiro estabelecimento estilo açougue e mercearia vegetarianos da Capital, um conceito de estabelecimento que já existe em outras cidades brasileiras, como São Paulo.

O segmento de açougue vegetariano pode parecer estranho à primeira vista, mas o proprietário, Robinson Garbes, explica: a casa comercializa carnes vegetais, uma alternativa às carnes animais.

Entre as opções do menu, ele e a mulher e sócia, Ana Paula Garbes, vendem itens, como contra-filé de seitan (carne vegetal com base de glúten de trigo), linguiça calabresa (de soja e feijão branco), lombinho (com base em glúten de trigo), carne moída (carne da terra, produzida com proteína da soja saborisada com cogumelo tipo paris), coxinha (de carne de caju e jaca verde) e até bacon feito de coco, entre outras opções.

A maior parte dos produtos é congelada, para que os clientes levem para casa, assim como nos frigoríficos tradicionais. Mas, diferentemente da maioria das casas carnívoras do ramo, o espaço oferece mesas, para que o clientes possam consumir no local.  A faixa de preços, segundo o proprietário varia de R$ 5 a R$ 25 por produto.

“O vegetarianismo ainda é difícil em Fortaleza, por ter poucos lugares e poucas opções, mas este mercado está crescendo. É algo que está crescendo bastante no Brasil inteiro”, observa Robinson. Há cerca de um ano, ele e Ana Paula chegaram a Fortaleza, vindos de Praia Grande, uma cidade próxima a Santos, em São Paulo. No antigo endereço, Ana Paula trabalhava em uma confeitaria tradicional e, já em Fortaleza, trouxe na bagagem receitas de bolos.

Já produzindo bolos em Fortaleza, o casal conheceu o projeto Muda meu Mundo, um negócio social com foco no fortalecimento e na disseminação da cultura agroecológica e orgânica no Estado. O grupo promove feiras em todos os fins de semana, na Praça das Flores (sábados) e no Parque del Sol (domingos). “Quando a gente chegou aqui, não sabíamos o que era veganismo”, conta, explicando que hoje são vegetarianos estritos, na transição para o veganismo.

 

Serviço

Açougue Vegetariano Le Gumis

Onde: rua Eduardo Garcia, 77

Funcionamento: de terça a quinta, de 11 horas às 21 horas. Sextas e sábados, de 11 horas às 23 horas

Redação O POVO Online

Anúncios