1511ec2110
Foto: divulgação

A Odontoprev S/A, grupo controlado pelo Bradesco, anunciou ontem a compra da rede cearense Odonto System Planos Odontológicos, a sétima maior operadora do segmento no País. Com a aquisição da carteira de mais de 622 mil usuários, a companhia passará a ter mais que o triplo de beneficiários da vice-líder de mercado, a Amil. A operação precisa ser autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Agência Nacional de Saúde (ANS) e Banco Central.

O presidente da Odonto System, Marcos Viveiros, explicou que, como o contrato foi assinado ontem, nos próximos dias deve ser protocolado o pedido de autorização junto aos órgãos reguladores, mas ainda não há um prazo determinado para que a operação seja concluída. Porém, adiantou que não haverá mudanças no sistema de atendimento dos usuários da Odonto System.

“Não terá mudança de marca, de processos. Quem já é usuário vai continuar sendo atendido da mesma forma, pelos mesmo profissionais”, explica Viveiros.

A transação não inclui a rede de clínicas de odontologia Totalis, que conta com 20 unidades e pertence aos donos da Odonto System. Esta, segundo Viveiros, continuará credenciada à operadora e passará a atender também aos usuários da Odontoprev.

O valor da aquisição será equivalente a nove vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), apurado no fim deste ano. Até junho, o acumulado de 12 meses da Receita Operacional Líquida foi de R$ 97.557 mil e o Ebitda Ajustado de R$ 17.681 mil. O acordo também prevê que poderão ser pagas quantias variáveis em 2019 e 2020, dependendo do atingimento futuro de metas do Ebitda Ajustado da Odonto System.

Em comunicado ao mercado, a Odontoprev informou também que, uma vez apurado o preço final da transação, será verificada a eventual aplicação das hipóteses previstas no artigo 256 da Lei nº 6.404/76, que trata da realização de assembleia-geral da compradora, especialmente convocada para dar conhecimento da operação. O Banco Bradesco BBI S.A. atuou como assessor financeiro exclusivo da Companhia na Transação.

Participação

Hoje, a OdontoPrev já tem mais de 6 milhões de usuários em 2.500 municípios brasileiros. Já a Odonto System atua em todo Nordeste e nos estados do Pará e Goiás. Porém, a maior parte dos beneficiários (mais de 200 mil) está no Ceará.

A transação de compra e venda faz parte da estratégia da OdontoPrev de reforçar sua participação regional no Nordeste. A região é a que apresenta maior crescimento no mercado de planos odontológicos nos últimos anos. De março de 2015 a 2017, o salto foi de 14%, diz a ANS.

“Queremos continuar a crescer no Brasil e, especialmente, no Nordeste, mas sempre com a qualidade desejada pelo beneficiário, o respeito merecido ao dentista e o retorno esperado pelo acionista”, observa o presidente da OdontoPrev, Rodrigo Bacellar.

Irna Cavalcante

Saiba mais

Em nota, a ANS informou que não recebeu pedido de autorização envolvendo as duas operadoras de planos odontológicos, mas que, em casos assim, o beneficiário tem garantida a assistência contratada (seja médica ou odontológica), ou seja, nada muda para ele em decorrência da alteração de controle societário.

Em caso de dúvida, o beneficiário pode entrar em contato com a ANS pelo número 0800 7019656 ou http://www.ans.gov.br/central-de-atendimento.

(O Povo)

Anúncios