foto_fagner-_divulgacao_2015_snoapck

Para celebrar os 291 anos da capital cearense, comemorado no dia 13 de abril, a Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quinta-feira (06/04), uma programação cultural que vai movimentar a cidade na próxima quarta-feira (12/04).

No Aterrinho da Praia de Iracema, o cantor Raimundo Fagner promete animar os fortalezenses, cantando os grandes sucessos de sua carreira. A programação começará às 20h, com o show “Para Cantar Fortaleza”, com a apresentação de vários artistas cearenses.

Com direção musical de Mimi Rocha, 11 artistas cearenses realizarão a nova edição do show “Para Cantar Fortaleza”. Sobem ao palco os cantores Mona Gadelha, Rodger Rogério, Daniel Groove, Fernando Catatau, Roberto Viana, Roberta Fiúza, Nayra Costa, Aldo Sena, Lucinha Menezes e Mateus e Bruno Perdigão (Banda Luxo da Aldeia).

Para garantir a segurança e a diversão das 100 mil pessoas que devem comparecer ao evento, a Prefeitura de Fortaleza promoveu, na tarde de hoje, reunião de planejamento da qual participaram órgãos municipais e estaduais. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, da Emlurb, da Etufor e da Secretaria de Saúde visando discutir o plano operacional a ser executado antes, durante e após a festa de aniversário da Capital.

Ações direcionadas à segurança pública serão promovidas por meio de 57 homens da Polícia Civil distribuídos pelo entorno do evento. Além disso, 13 viaturas do órgão serão disponibilizadas, e as delegacias plantonistas estarão à disposição diante de eventuais necessidades. De forma concomitante, a Polícia Militar disponibilizará um efetivo composto por 141 homens, que realizarão, inclusive, o policiamento periférico das vias próximas à região do Aterrinho. A Guarda Municipal, a partir das 14h do dia 12/04, disponibilizará 12 guardas na região. A partir das 17h, mais 30 profissionais comporão o efetivo de segurança local, fornecendo, ainda, apoio à fiscalização dos pontos de ônibus. Paralelamente, 12 guarda-vidas estarão a postos diante de quaisquer intercorrências marítimas.

A festa de aniversário contará, ainda, com operação especial de mobilidade para garantir o acesso do público ao evento com tranquilidade e segurança. Serão sete linhas especiais disponibilizadas pelo Etufor, ligando os terminais de integração à Praia de Iracema. De 0h às 23h59 do dia 13/04, a tarifa social estará em vigor, garantindo o transporte do fortalezense por R$ 2,60 a inteira. A Etufor disponibilizará, ainda, dez funcionários e realizará operação de fiscalização na av. Abolição. A AMC distribuirá um efetivo de quatro agentes durante a manhã, quatro agentes durante a tarde e dez agentes até o fim da festa nas imediações do Aterrinho.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e colaboradores para atender a quaisquer intercorrências. Ambulâncias estarão à disposição nos postos médicos. Haverá o apoio do Instituto Dr. José Frota, das UPAs da Praia do Futuro e do Pirambu e dos Frotinhas, para onde os pacientes que demandem atendimento de emergência seguirão por meio das rotas de fuga estabelecidas em parceria com a AMC. A população contará, ainda, com 20 homens, duas viaturas e dois botes salva-vidas do Corpo de Bombeiros estrategicamente distribuídos para fins de resgate pré-hospitalar.

Objetivando garantir a limpeza urbana da Praia de Iracema, antes e depois do evento, 50 homens da Emlurb trabalharão na coleta dos resíduos sólidos do entorno. Até às 8h da manhã do dia 13/04, o mutirão de limpeza será concluído.

A festa de aniversário de Fortaleza oferecerá, ainda, oportunidade aos profissionais que desejam trabalhar durante a comemoração. Durante os dias 07 e 08 de abril, acontecerá o cadastro de ambulantes, que deverão estar atentos às regras estabelecidas. “Uma das coisas que a gente deixa muito clara é a proibição da venda de bebida em garrafa. Caso haja a identificação da prática, o ambulante será descredenciado e retirado do evento. A gente quer fazer uma festa bonita, principalmente, no aniversário de Fortaleza. São belíssimas atrações, e a gente quer garantir uma grande festa”, garantiu o Secretário.

Passeio Público
Além da programação do Aterrinho da Praia de Iracema, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceira com o Movimento Viva o Centro, promoverá um dia de atividades no Passeio Público, na quarta-feira (12/04), para celebrar os 291 anos da capital cearense.

Iniciando a programação, às 8h, será servido um café da manhã aos moradores de rua. Em seguida, eles poderão pintar um mural registrando as impressões sobre a cidade de Fortaleza. O registro será acompanhado por uma equipe de artistas plásticos.

Logo depois, às 10h30, ocorrerá o lançamento do jornal Viva o Centro, edição comemorativa do aniversário de Fortaleza. Em seguida, um grupo musical encerrará a programação matinal, às 11h, no Passeio Público.
No início da tarde, às 14h, a Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (Agir) realizará uma visita guiada no Passeio Público e no Museu da Indústria. Por fim, às 17h, haverá a exibição do curta “Da Janela Lateral” no Museu da Indústria, seguido de roda de conversa sobre o Centro de Fortaleza.

Serviço
Programação Aniversário de Fortaleza
Local: Aterrinho
Data: Quarta-feira (12/04)
Horário: A partir de 20h
Atração:
Show do cantor Raimundo Fagner;
Show “Para Cantar Fortaleza”, com a apresentação dos cantores Mona Gadelha, Rodger Rogério, Daniel Groove, Fernando Catatau, Roberto Viana, Roberta Fiúza, Nayra Costa, Aldo Sena, Lucinha Menezes e Mateus e Bruno Perdigão (Banda Luxo da Aldeia)

(Prefeitura de Fortaleza)

Anúncios