Dramaturgo José Mapurunga lança livro sobre Viçosa do Ceará

josc3a9-mapurunga-624x416
José Mapurunga, escritor. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)

O Povo Online

Dos cemitérios aos oratórios, do cauim ao comércio, do Teatro Pedro II ao Tesouro dos Jesuítas. O novo livro do escritor José Mapurunga é um guia lírico sobre Viçosa do Ceará, cidade distante 350 quilômetros de Fortaleza. Com várias crônicas postas em ordem alfabética, o autor fala de peculiaridades, de locais icônicos e de aspectos ímpares do município.


Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará será lançado nesta terça-feira, 14 de fevereiro, às 19 horas, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará. A carreira de José Mapurunga, 66 anos, entretanto, começou há décadas. Dramaturgo reconhecido nacionalmente, ele tem mais de 20 peças teatrais encenadas – incluindo as clássicas Farsa da Panelada, Auto da Camisinha e Auto do Rei Leal.

No novo livro, entretanto, o autor utiliza as convivências com a cidade para traçar um roteiro tão histórico quanto sentimental. Personagens únicos de Viçosa do Ceará, festas religiosas, símbolos, culinária e recordações que habitam a mente de José Mapurunga foram transformadas em textos.

Em uma das crônicas, o dramaturgo conta a história de três moças – Maria Áurea Silveira de Sousa, Francisca Rita de Castro Mapurunga e Francy Nogueira Mapurunga – que, ao participar de um comício político na localidade de Quatiguaba, foram atropeladas por um caminhão que conduzia “correligionários”.

O livro tem ilustrações de Napoleão Ferreira, foto de capa de Daniel Carneiro, projeto gráfico de Gilberlânio Rios, que assina a capa ao lado de Natália Mapurunga. Além das dezenas de crônicas que compõem o livro, há, ao fim, um álbum de fotografias com personagens marcantes da história de Viçosa do Ceará.

Serviço
Lançamento de Roteiro Sentimental de Viçosa do Ceará
Quando: hoje, 14, às 19 horas
Onde: Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará (avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres)
Estacionamento liberado no subsolo do anexo 2

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s