danc3a7a

Por Mariah Costa e Isaac de Oliveira, O Povo Online

Esporte, lazer ou arte. Se há uma palavra para definir a dança é multifuncional. Do ballet ao hip-hop, cada movimento envolve, seduz, encanta, apaixona e transforma não apenas quem assiste, mas também quem pratica. Em Fortaleza, entre academias de renome e estúdios, encontrar uma alternativa acessível para aprender a dançar pode ser um desafio. Porém, há instituições que se propõem a ensinar, gratuitamente, crianças e adultos a guiar o corpo e a alma no ritmo de uma melodia.

“A arte possibilita visualizar e realizar o novo, recriar a realidade tendo o belo, o bom e o justo como meta. Desta forma, as crianças e adolescentes se percebem capazes de reinventar suas vidas e interferir positivamente no mundo que a circunda”, acredita Andréa Soares, coordenadora de atividades da Edisca, projeto fundado em 1991. Com intenção social, a Edisca, além da dança, desenvolve ações de incentivo à leitura, aulas de português e matemática e outras atividades.

Os interessados devem ser comprovadamente de baixa renda e fazer parte de um dos seguintes bairros, escolhidos pelos índices de vulnerabilidade e risco para a infância e adolescência: Bom Jardim, Vicente Pinzon, Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Conjunto Alvorada e Edson Queiroz. Hoje, a Edisca atende cerca de 250 educandos de 7 a 24 anos. Pensando também na formação de crianças e jovens no universo da dança, a Vila das Artes, da Prefeitura de Fortaleza, oferece programas de ensino. Entretanto, o principal é o Curso Básico de Formação em Dança para crianças, cuja faixa etária para participar é de 7 a 13 anos.

Por seis anos, os alunos da Vila das Artes assistem a aulas gratuitas de dança clássica, contemporânea, popular, capoeira, danças urbanas, além de ateliês de repertório e composição. Para Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a prática ajuda no “preparo corporal, no desenvolvimento da criatividade, na sensibilização musical, na experiência cênica, além de favorecer o desenvolvimento das competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas dos alunos”.

O projeto de extensão do IFCE, Dançar é Lazer, possibilita que servidores, alunos e a comunidade externa tenham aulas gratuitas de dança de salão. No semestre 2017.1, o projeto oferece os ritmos bachata, forró e zouk. Allana Scopel, professora do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE e responsável pelo projeto, afirma que os alunos costumam possuir entre 17 e 68 anos. Ela acredita ainda que a prática da dança de salão atua na desconstrução de preconceitos e estereótipos. “Um exemplo claro é mudança do conceito de ‘damas e cavalheiros’ para ‘condutor e conduzido’; tudo depende do que você deseja aprender. Todos os corpos podem dançar, sem distinção”.

SERVIÇO

 

Para dançar

Veja locais em Fortaleza para aprender a dançar gratuitamente. As opções incluem espaços especializados , universidades e projetos do setor público.

Edisca

O quê: aulas de dança para crianças e adolescentes de bairros com vulnerabilidade social e risco para a infância

Onde: rua Desembargador Feliciano Ataíde, 2309 – Água Fria

Outras informações: (85) 3278 1515

 

Vila das Artes

O quê: curso de formação básica em dança para crianças e adolescentes. Duração de seis anos e formação em dança clássica, contemporânea, popular, capoeira e danças urbanas

Onde: rua 24 de Maio, 1221 – Centro

Outras informações: (85) 3252 1444

Facebook: facebook.com/viladasartesfortaleza

 

Projeto Dançar é Lazer

O quê: aulas de dança de salão para adultos

Onde: avenida Treze de Maio, 2081 – Benfica

Outras informações: instagram.com/dancarelazer

 

Escola Vidança

O quê: aulas de dança para crianças e adolescentes

Endereço: avenida L, 402 -Conjunto Nova Assunção – Vila Velha

Outras informações: (85) 3262 7599 ou pelo email vidanca@vidanca.org

Site: http://www.vidanca.org.br

 

Porto Iracema das Artes

O quê: curso técnico em dança

Onde: Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema

Outras informações: (85) 3219 5842

Site: http://www.portoiracemadasartes.org.br

 

Instituto de Educação Física e Esportes da UFC
O quê: Aulas de balé e dança de salão

Onde: avenida Mister Hull, s/n – Parque Esportivo – Bloco 320 – Campus do Pici

Outras informações:c (85) 3366 9533

Confira especial completo: especiais.opovo.com.br/passoslivres

Anúncios