Após 5 anos, Fortaleza perde liderança em aprovação no ITA

ita-compressed-696x392

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), divulgou na manhã desta sexta-feira, 30, a lista de classificados em seu vestibular 2017. Após cinco anos seguidos como líder, Fortaleza apresentou uma queda no número de aprovados. Este ano, 33 estudantes foram selecionados, enquanto em 2015, o ITA aprovou 61 alunos da Capital cearense.

“A cidade de Fortaleza caiu bastante. Acho que foi por conta da redução de vagas, saindo de 140 para 110. Os resultados de outras cidades aumentaram bastante. São Paulo caiu muito pouco. No geral, os outros estados cresceram”, ressalta ao O POVO Online o coordenador do Colégio Ari de Sá, Leonardo Bruno.

São Paulo, líder na lista dos estados, conseguiu aprovar 42 estudantes; seguido pelo Ceará, com 33 aprovados; Paraná, com dez; Rio de Janeiro, com oito; Distrito Federal, com quatro; Pernambuco, com quatro; Piauí, três; Bahia, dois, e Goiânia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com apenas um cada.

No total, 12.484 candidatos se inscreveram no vestibular em todo o País. Em Fortaleza, 1.090 alunos se candidataram às vagas, sendo 851 homens e 239 mulheres. A nota de corte diminuiu de 69.4 para 68.5, com índice de abstenção de 36,3%. A média geral do vestibular também apresentou uma queda passando de 72.8, em 2015, para 72,3, neste ano. “As provas estavam mais difíceis”, comenta Leonardo.

O Vestibular do ITA ocorreu entre os dias 13 e 16 de dezembro, com questões de Física, Português, Matemática e Química, além de uma Redação. Os cursos mais procurados são de Engenharia Aeronáutica, com 2.957 inscrições, Engenharia Aeroespacial, com 2.570, e Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com 2.366, respectivamente.

Os selecionados deverão comparecer ao instituto no próximo dia 22, às 10 horas, para inspeção de saúde. Os exames médicos e psicológicos, que compõem a inspeção de saúde, são obrigatórios para todos os candidatos convocados e tem caráter eliminatório. Os procedimentos, instruções e datas de matrículas serão informados posteriormente na página do ITA na internet.

(Walber Freitas, O Povo)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s