BB amplia PEAI e incentivo à aposentadoria vira caça às bruxas

34c5b-bb4

Se o clima já era tenso entre os funcionários do Banco do Brasil, piorou ainda mais na tarde da terça-feira (6) quando os trabalhadores foram surpreendidos com uma nova alteração no Programa Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria (PEAI). Na toada de desrespeito, a direção da instituição financeira ampliou o público-alvo do PEAI, que passa a ser estendido aos funcionários que tenham mais de cinco anos de contribuição ao PrevMais – plano de complemento à aposentadoria ligado ao Economus.

Até então só poderia aderir quem atendesse às seguintes premissas: estar aposentado ou ter condições de requerer o benefício pelo INSS até 31 de dezembro ou as condições dos fundos de pensão como a Previ e o Economus (nesse caso o prazo mínimo de contribuição era de 15 anos).

“Foi criado um verdadeiro ‘caça às bruxas’, com alguns gestores assediando moralmente subordinados. Não está sendo respeitado um momento tão delicado para a vida de uma pessoa, pois uma decisão como essa mexerá com seu futuro e de seus familiares. Além disso, esse divisionismo só interessa ao banco que sairá fortalecido para abrir novos pacotes de maldades”, critica a dirigente sindical Adriana Ferreira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O prazo para aderir ao PEAI termina em 9 de dezembro. “Mesmo quem passou a integrar o público-alvo agora, tem de refletir e fazer consultas junto ao Economus. E caso decida permanecer no banco deve denunciar perseguições, pois tomaremos todas as medidas contra quem os assediar”, afirma Adriana. “É contra todos esses desrespeitos que os trabalhadores têm de participar das manifestações que serão realizadas em defesa dos direitos e contra o desmonte do BB.”

Após contato do Sindicato, a direção do BB informou nesta terça que a mudança foi provocada devido a alguns funcionários terem solicitado a inclusão no PEAI.

O PEAI foi anunciado pelo banco em 20 de novembro e o objetivo é atingir 18 mil funcionários. Na mesma data foi também divulgado o fechamento de mais de 400 agências e diversos departamentos.

Fonte: Seeb SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s