Artistas reclamam de atraso no pagamento de Edital da Prefeitura de Fortaleza

midia-indoor-wap-tv-carteira-vazia-salario-pagamento-inadimplencia-inadimplente-dinheiro-juros-debito-devedor-dever-devendo-credito-trabalho-emprego-desemprego-desempregado-1297179570762_615x300
Artistas de Fortaleza reclamam da imprevisibilidade do pagamento do Edital das Artes 2016, da Prefeitura de Fortaleza. Mesmo após trâmites burocráticos, eles temem que a verba não seja paga neste ano. O edital acumula o valor de R$ 3,8 milhões e contemplou 194 projetos nas linguagens de dança, humor, teatro, artes visuais, fotografia, audiovisual, circo, cultura popular e artesanato.
Nelson Albuquerque, integrante do grupo Pavilhão da Magnólia, é um dos contemplados e afirma que todos os processos foram lentos. “O lançamento do edital demorou bastante. Fizemos a ocupação em outubro de 2015 e o certame só foi lançado em junho de 2016. Com as eleições, demorou o processo de inscrição, abertura de conta, assinatura de convênios e agora está todo mundo aguardando para ser pago”, conta.
Ele explica que o atraso se dá devido a execução dos projetos. “Só tem como executar com a verba, e já estamos no final do ano. Ainda assim a gente teme que fique para o ano que vem, o que pode gerar um trâmite burocrático muito mais complexo”, explica.
A artista visual Maíra Ortis, 36, também contemplada no certame, afirma que já assinou convênios e realizou abertura de conta. Ela explica que a previsão dada em princípio foi de pagamento no dia 9 de dezembro. No entanto, relata que em ligações foi informada de que não haveria liberação de verba neste ano.
“Este é um edital que só foi lançado porque os artistas fizeram a maior pressão e chegaram ao cúmulo de ter que ocupar a  Secretaria (da Cultura). Isso é uma vergonha, o edital é um direito, eu não estou pedindo um favor, é obrigação da administração pública financiar e manter a cultura”, reclama a artista. De acordo com ela, a categoria realizará um fórum de discussão no dia 5 de dezembro.
Secultfor
Por meio de nota, a Secultfor informou que o resultado final do Edital das Artes 2016 foi divulgado no último dia 27. A partir de então, os 194 projetos selecionados assinaram os termos de convênio com a Secretaria da Cultura. Os termos foram publicados nas edições dos dias 21 e 22 de novembro do Diário Oficial do Município.
“Desde o dia 25 deste mês, todos os processos encontram-se na Secretaria de Finanças para validação dos empenhos. A finalização do processo e o cronograma de pagamentos fica a cargo da Secretaria de Finanças”, informaram. Nenhuma data para previsão de pagamento foi estimada pela pasta.
O POVO Online entrou em contato com a Secretaria das Finanças do Município, mas até o momento não recebeu nenhum retorno.
Redação O POVO Online 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s