IBGE mostra que casamentos homoafetivos crescem; Ceará é o 3º do País

certidao-de-casamento-para-homossexuais

O número de casamentos entre homens cresceu 1.025% entre 2014 e 2015 no Ceará, passando de 19 para 213. Houve também aumento de 380% no total de uniões entre mulheres (de 25 para 120). Em 2015, o Estado figurou o terceiro lugar no total de registros no Brasil. Acesso à informação e efetivação de políticas públicas podem explicar esses resultados.

Os dados foram divulgados ontem pela pesquisa Estatística do Registro Civil 2015, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações sobre óbitos, nascimentos, casamentos e divórcios também fazem parte do estudo. Os números foram retirados de cartórios de Registro Civil, Varas de Famílias, Foros, Varas Cíveis e tabelionatos de notas.

pesquisa-ibge

“Eu acho que esse aumento representa um empoderamento. No Ceará, as políticas públicas ajudam”, avalia o turismólogo Leonardo Sindeaux, 36, que se casou em 2015. Para ele, a união é importante pela segurança legal que proporciona aos casais. “Ter uma coordenadoria na Prefeitura e no Governo voltada para os homossexuais, além da própria parada gay, leva muita informação e ajuda a criar consciência política nas pessoas”, avalia Leonardo.

O professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Martinho Tota, endossa a ideia de que um maior número de casamentos entre homossexuais é reflexo de mais direitos adquiridos. “A partir do momento que um governo implementa determinadas políticas públicas de informação e direito à uma população, isso tem consequências diretas no comportamento e nas decisões das pessoas”, analisa.

O especialista destaca que, atualmente, a maior bandeira da população LGBT é a igualdade de direitos. “Não se quer privilégio, mas igualdade”, defende.

(O Povo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s