Fisiculturismo é aprovado como modalidade dos Jogos Pan-Americanos

13903356_1072691526142684_4307143630132945195_n
47° Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo – Premiação Categoria MEN´S PHYSIQUE JUVENIL única – Foto: Luther Imagens

Se ainda fosse atleta, Arnold Schwarzenegger poderia brigar por uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Isso porque a modalidade da qual ele foi sete vezes campeão mundial, o fisiculturismo, foi aceita para estar na próxima edição do Pan, no Peru, valendo medalha.

O fisiculturismo, também conhecido como culturismo, premia o atleta que melhor molda seu corpo. Juízes avaliam volume, simetria, proporção e definição dos músculos. O curioso é que a modalidade é conhecida pelo intenso uso de esteroides anabolizantes, o que é vetado em eventos como o Pan, que adota o Código Mundial Antidoping.

A inclusão do fisiculturismo foi definida durante reunião da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) em Doha, no Catar. Os dirigentes dos 42 comitê olímpicos nacionais das Américas estavam lá para o evento da ANOC, a associação que reúne os comitês do mundo todo.

Assim, serão disputadas 39 modalidades no Pan de Lima, com a manutenção de outras cinco que não fazem parte dos Jogos Olímpicos: pelota basca, boliche, raquetebol, patinação (velocidade e artística) e esqui aquático.

Além disso, caratê, e beisebol/softbol, que já eram modalidades pan-americanas, seguem no programa, agora com o rótulo de também serem olímpicas. Skate e surfe também entram no Pan, uma vez que estarão em Tóquio-2020. Serão estreantes.

Quem fica de fora é a escalada esportiva, que não cumpre um requisito básico dos Jogos Pan-Americanos, que é ter federação reconhecida em pelo menos 21 países do continente.

(Estadão Online)

2 opiniões sobre “Fisiculturismo é aprovado como modalidade dos Jogos Pan-Americanos”

    1. Sim está corretíssima, quando houver a citação do detentor dos direitos da imagem (fotógrafo), ele obrigatoriamente deve ser mencionado. No caso específico dessa foto não estava identificado o nome do detentor da imagem (quem fotografou), devendo ser citada a origem de onde a mesma foi obtida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s