MPF identifica 100 mil benefícios suspeitos do Bolsa Família no Ceará

bolsa_familia

O Ministério Público Federal (MPF) identificou 99.729 beneficiários no Ceará (6,38% do total no estado) com suspeita de irregularidades no programa Bolsa Família. O estado, conforme levantamento, é o quarto do país com mais perfis suspeitos de beneficiários, em um ranking elaborado pelo órgão com base em valores pagos entre 2013 e maio de 2016. Os dados integram o projeto ‘Raio-X Bolsa Família’ e foram divulgados nesta sexta-feira (11).

Segundo o balanço, os valores pagos aos perfis suspeitos no diagnóstico chegam a R$ 368,8 milhões – considerando o período analisado – de um montante de R$ 6,7 bilhões, que 1,5 milhão de cearenses desde 2013.

O diagnóstico aponta ainda que 5,51% dos recursos do Bolsa Família destinados ao estado podem estar beneficiando pessoas que não cumprem os requisitos econômicos do programa.

Entre os municípios no Ceará com os maiores percentuais de recursos pagos a perfis suspeitos estão Aurora (22,16%), Solonópole (18,02%), Altaneira (16,71%), Granjeiro (16,49%) eAiuaba (15,99%). Aurora e Solonópole também ocupam, respectivamente, a 3ª e a 9ª colocações no ranking nacional. Fortaleza é o 15º entre as capitais, com percentual de 4,04% de recursos destinados a perfis suspeitos.

O diagnóstico apontou ainda os grupos de beneficiários com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do programa. Entre eles, falecidos, servidores públicos com clã familiar de até quatro pessoas – , doadores de campanha eleitoral (com doação maior que benefício), empresários e servidores doadores de campanha.

(G1 Ceará)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s