Festival Popular de Teatro de Fortaleza inicia nesta sexta

farsablog
Foto: reprodução internet

Hamlet Oliveira, O Povo

Tradicional em povoar as ruas da Capital com manifestações artísticas, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef) chega à sua sétima edição hoje, com vasta programação que inclui desde espetáculos infantis aos mais adultos. Ao todo, 25 apresentações estão programadas para ocupar a Cidade até o próximo dia 18 de novembro, sempre de forma gratuita. A abertura do Festival será às 16 horas, no Theatro José de Alencar, com apresentação da peça O Auto do Rei Leal, seguido por um show da Banda Forria, na Praça José de Alencar.

O Festival é uma ação da Cia. Prisma de Artes, que desde 1985 desenvolve peças e espetáculos em conjunto com a periferia da Capital, como forma de levar a arte para outros públicos fora dos palcos tradicionais. Para 2016, o tema do evento será Divergir + coexistir = evoluir. De acordo com Raimundo Moreira, coordenador geral do festival, a seleção da temática é uma resposta ao período de radicalismo visto atualmente na sociedade, sendo necessário haver diálogo para que as diferenças convivam harmonicamente.

Além de contar com apresentações locais, 6 grupos convidados vêm de outros estados brasileiros. O objetivo é fazer uma intersecção do Festival com outras duas ações que ocorrem no mês de novembro: o Festival Nacional de Teatro de Rua e o Festival dos Inhamuns. Com orçamento menor que em anos anteriores, a parceria entre os festivais foi a saída encontrada para realizar o máximo de apresentações possível.

“A cada ano a presença do público no festival melhora. Nós já atuamos em mais de 48 bairros de Fortaleza e nosso objetivo nos próximos anos é chegar a todos os espaços da Capital”, conta Raimundo. O coordenador afirma que é sempre bom ver o público parar e tornar-se a plateia dos espetáculos.

Além das apresentações teatrais, uma exposição contando os sete anos de Festival irá homenagear o fotógrafo Sol Coelho, falecido este ano, além de uma exposição itinerante de bordados, sob curadoria da artista Silvia Moura, com objetivo de chamar atenção para questões ambientais.

Entre as apresentações confirmadas, estão o Dona Zefinha, com seu Ch@furdo; Don Fernando, do grupo goiano Arsênicos Carpintaria Cênica; o infantil Miau, do Cangaias Coletivo Teatral; As aventuras do fusca à vela, espetáculo do gaúcho Grupo Ueba!; Devorando Heróis: A Tragédia Segundo os Pícaros, do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. A programação completa, com horário e local das atrações, pode ser conferida no site da Cia. Prisma de Artes.

SERVIÇO

Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Quando: de hoje a 18 de novembro, em horários variados.

Onde: terminais, praças e espaços públicos de Fortaleza.

Programação completa:

festivalpopulardeteatro.com/programacao2016/

www.facebook.com/feptef/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s