Para poupar Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014

Para evitar a cassação do presidente Michel Temer, está sendo construído nos bastidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um acordo para separar as contas de campanha da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu então vice.

A tentativa de separação vem no momento em que avançam na corte as investigações nos processos que pedem a cassação da chapa vitoriosa nas eleições presidenciais de 2014. As informações são do jornal Valor Econômico em sua manchete de capa desta quinta-feira (3).

Para que a proposta de separação seja aceita, é necessário que pelo menos quatro dos sete ministros titulares que compõem o TSE acatem o pedido da defesa de Temer. Três magistrados já se mostram dispostos a votar a favor da tese de que Temer e Dilma deveriam responder a processos diferentes.

Para poupar Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014
Para poupar Temer, acordo no TSE deve separar chapa vitoriosa em 2014

Os ministros Gilmar Mendes – presidente do TSE – e Luiz Fux consideram possível a separação. Outros ministros, segundo o Valor, são contrários à divisão de responsabilidades e afirmam que nunca houve precedentes para este tipo de separação em outras ações da Justiça Eleitoral.

Novas informações sobre as movimentações financeiras das empresas investigadas no processo e um possível crescimento da deterioração do cenário político são dois fatores que podem influenciar na decisão sobre a cassação da chapa.

O tribunal também pode decidir por uma punição mais branda para Temer. Nesse caso, não haveria cassação, apenas sanções menores, como multas.

(Jornal do Brasil)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s