Fortaleza recebe I Jornada de Psicanálise

mind2-300x300

A recém formada Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR) realiza nos dias 28 e 29 de outubro, no Ponta Mar Hotel, a I Jornada de Psicanálise do grupo enquanto sociedade. O evento será uma preparação para o XXVI Congresso Brasileiro de Psicanálise, que em 2017 será realizado em Fortaleza.

Com o tema “Morrer, Viver… Talvez Sonhar”, a jornada promete estimular a discussão e a reflexão sobre problemas que são encontrados na prática clínica com os pacientes e também na vida em sociedade, pois um dos temas de conferência propõe discutir e entender psicanaliticamente o problema do suicídio, a violência contra si mesmo, e a tortura, uma violência que pode se tornar até institucionalizada.

Programação

As atividades contemplam problemas da clínica psicanalítica, como discussão de casos clínicos e alguns trabalhos, diálogos com outras áreas do conhecimento, como Medicina e Neurociências (na mesa Sexualidade e Tempo serão discutidos feminilidade, fibromialgia e perdas cognitivas do envelhecimento) e Cultura na mesa Vida, Morte e Cultura.

O atendimento às crianças e problemas da infância terão lugar na atividade do Núcleo de Psicanálise da Infância e Adolescência (NUPIA). O grupo irá se apresentar oficialmente como Sociedade, na mesa Transformações.

Na ocasião, será realizada uma homenagem à Sociedade Psicanalítica do Recife, que foi mentora até o momento da autonomia do grupo. É possível perceber, com a programação, que as pulsões de Vida e de Morte serão discutidas em todas as atividades. Dessa forma, toda a jornada nos estimula e convida para o Congresso Brasileiro de Psicanálise de 2017.

Serviço
I Jornada de Psicanálise SPFOR: “Morrer, viver… talvez sonhar”
28 e 29 de outubro
Ponta Mar Hotel

(Tribuna do Ceará)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s