Abertas inscrições para Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

espiritualidade-fc3a9-momentos-extremos

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, que ocorre de 7 a 9 de dezembro, no Centro de Humanidades, no campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação (Faced) da UFC, coordenado pelo professora Kelma Matos.

Segundo os organizadores, o objetivo é aprofundar a reflexão sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização por meio de práticas voltadas para as áreas da educação, e do aprender em sentido mais amplo.

Um dos destaques da edição deste ano é a presença da escritora e conferencista Lia Diskin, com atuação destacada no campo dos direitos humanos e cultura de paz e que criou vários programas socioeducativos no Brasil e no exterior. Diskin é também coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, parceria da Associação Palas Athena com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No seminário, Diskin apresentará uma reflexão que leva o nome de um de seus livros: Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz. “Será uma alegria poder falar de ubuntu – conceito-chave para democratizar relações, sejam interpessoais ou institucionais”, afirmou Lia ao confirmar sua participação no seminário.

A programação do seminário incluirá duas mesas inéditas: uma sobre o papel das juventudes na ocupação de escolas e outra sobre experiências exitosas de cultura de paz em algumas escolas cearenses. O intuito é valorizar a escuta de experiências e pesquisas que podem ampliar percepções sobre fenômenos contemporâneos. Confira a programação completa.

Inscrições

As inscrições estão abertas até 31 de outubro e devem ser feitas através de formulário eletrônico. O valor da inscrição é uma lata de leite em pó destinado a instituições filantrópicas de apoio a crianças e jovens. O leite deverá ser entregue no dia do credenciamento, na palestra de abertura.

Os certificados compõem a carga horária de 30 horas e serão entregues no último dia do evento àqueles que tiverem presença de 75% da programação. Outras informações no site do Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes.

(Tribuna do Ceará)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s