Fortaleza sediará 8º Meeting Cearense de Natação Paralímpica

swimming_at_the_2008_summer_paralympics_-_women_freestyle_swimming-640x448

Acontece em Fortaleza, nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o VIII Meeting Cearense de Natação Paralímpica. O campeonato, que acontece na sede do Náutico Clube Cearense, conta este ano com a participação de 168 atletas de 26 entidades e 14 estados. Entre os destaques estão a atleta Verônica Almeida, que participou da última Paralimpíada, com a seleção nacional, e o atleta Carlos Alberto Maciel, o Betão, medalhista nos Jogos Parapanamericanos de 2011 e 2015 e um dos representantes do Estado no revezamento da tocha olímpica em Fortaleza.

Organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e pela Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA), o Meeting Cearense de Natação Paralímpica teve início em 2009, com somente dois clubes e 22 atletas, todos do Ceará. Com o passar os anos o evento se firmou como o maior evento paralímpico realizado por uma federação aquática convencional.

Atualmente o campeonato, que tem como objetivo revelar novos talentos, está em sua oitava edição e reúne anualmente, mais de 100, atletas de todo o país. Durante as competições, são aplicadas as regras do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

De acordo com Guillermo Sanchis, Diretor Técnico da FCDA, a demanda por eventos paralímpicos é muito grande. “Basicamente o calendário de eventos paralímpicos se restringe aos eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro. Sendo assim, o atleta que não obtém índice para participar do Circuito Caixa Nacional, durante as fases regionais, ficava o ano sem competir. Foi isso que nos moveu em 2009 ao iniciar o evento. É essa demanda ‘reprimida’ que faz o evento ser um sucesso hoje, por ser uma oportunidade de competição a mais para os atletas”, conta Sanchis. Ainda segundo o Diretor Técnico da FCDA, “além dessa demanda pelos atletas, após a paralimpíada também é importante manter o interesse do público no paradesporto, com o fim de firmar uma mudança de percepção com relação à deficiência”.

O acesso ao evento é aberto ao público.

(O Povo Online)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s