Dia do nordestino: 20 personagens do Nordeste de sucesso na TV e no cinema

Neste sábado (8) é comemorado o dia do nordestino. Para homenagear esse povo batalhador e alegre, relembre 20 personagens do Nordeste brasileiro

Povo batalhador, alegre e acolhedor. Essas são só algumas das qualidades dos nordestinos que também são donos de uma culinária riquíssima e de uma cultura que, de tão rica, sempre está presente nas novelas e nos filmes.

 Para esse povo tão hospitaleiro, nada mais justo do que uma data só para eles, mais precisamente o dia 8 de outubro, o dia do nordestino.
O nordestino, povo batalhador e acolhedor é retratado, e muito bem, na televisão e no cinema. Relembre 20  deles
Reprodução

O nordestino, povo batalhador e acolhedor é retratado, e muito bem, na televisão e no cinema. Relembre 20 deles

 Em comemoração à data, vamos relembrar 20 personagens nordestinos que fizeram sucesso nas telonas e nas telinhas.

Zé Alfredo

Personagem principal da novela “Império”, exibida em 2015, Zé Alfredo, ou Comendador, como ele era conhecido, foi interpretado por Chay Suede em sua primeira fase e por Alexandre Nero na segunda. O pernambucano chega ao bairro carioca de Santa Tereza da mesma forma que muita gente do nordeste: para tentar a vida na grande cidade.

Santo dos Anjos

A última novela das 21 horas da Rede Globo, “Velho Chico”, mostrou muito do nordeste brasileiro. O destaque da trama fica para Santo Dos Anjos, interpretado por Domingos Montagner. Na obra o personagem some das águas do Rio São Francisco, em Sergipe, mas é encontrado por Índios, já fora das telinhas, o ator também sumiu no mesmo rio, mas não teve a mesma sorte de seu personagem.

Os atores Domingos Montagner e Camila Pitanga como os protagonistas na novela das 21 horas
Divulgação/TV Globo

Os atores Domingos Montagner e Camila Pitanga como os protagonistas na novela das 21 horas “Velho Chico”

Maria Alves e Maria Dusá

Na novela “Maria, Maria” as gêmeas interpretadas por Nívea Maria são duas irmãs que vivem no sertão da Chapada Diamantina e que são totalmente diferentes uma da outra. Enquanto uma é meiga e sincera, a outra é totalmente orgulhosa.

Maria do Carmo

Interpretada por Carolina Dieckmann na primeira fase e Suzana Vieira na segunda, Maria do Carmo da novela “Senhora do Destino” é uma nordestina que vai de Pernambuco para o Rio de Janeiro com seus quatro filhos.

Jesuíno 

A novela “Cordel Encantado” se passa na cidade fictícia Brogodó, localizada no Sertão Nordestino. Jesuíno, interpretado por Cauã Reymond, faz parte de um triângulo amoroso junto com Açucena (Bianca Bin) e Coronel Timóteo (Bruno Gagliasso).

Antonieta

Antonieta, interpretada por Cláudia Ohana vai de Santana do  Nordeste para São Paulo após ser escorraçada da cidade pelo pai, que não aceitava o comportamento ruim da filha. Muito tempo depois a garota aparece de volta na cidade nordestina.

Guma

A novela “Porto dos Milagres” foi gravada em uma cidade cenográfica construída na Ilha de Comandatuba, na Bahia. Nela, Guma, interpretado por Marcos Palmeira vive um romance com Lívia (Flávia Alessandra).

Gabriela

O nome da personagem Gabriela virou também o título da obra, que teve sua primeira versão em 1975 e foi protagonizada por Sônia Braga. A atriz principal é uma moça simples do sertão baiano que foi para Ilhéus para fugir da seca nordestina.

Antônia

Antônia (Ísis Valverde) é uma das três mulheres que Leandro (Cauã Reymond) se envolve quando volta de São Paulo para sua cidade-natal no sertão nordestino. Mas no fim, é por ela que rapaz acaba se apaixonando.

Apesar de se envolver com três mulheres, foi por Antônio (Isis Valviverde) que Leandro (Cauã Reymond) se apaixonou
Reprodução

Apesar de se envolver com três mulheres, foi por Antônio (Isis Valviverde) que Leandro (Cauã Reymond) se apaixonou

Joana

Na atual temporada de “Malhação”, Joana (Aline Dias) mora no Ceará com o padrasto mas resolve mudar-se para o Rio de Janeiro, onde é acolhida e acaba despertando o interesse de dois irmãos.

Hermilia

No filme “O Céu de Suely”, Hermilia, interpretada por Hermilia Guedes, é uma jovem de 21 anos que nasceu e foi criada na cidade de Iguatu, no Ceará. Ao engravidar, ela muda-se com o namorado para São Paulo, onde os dois tentam a vida.

Darlene

No filme “Eu, Tu, Eles”, Darlene, assim como Hermilia, engravida e vai embora da sua cidade mas retorna três anos depois aos trabalhos pesados dos canaviais no Nordeste brasileiro com seu filho, Dimas.

Val

Val (Regina Casé) de “Que Horas Ela Volta?” é uma pernambucana que se muda para São Paulo com o objetivo de dar melhores condições de vida para a filha. Na cidade grande ela passa a ser babá do filho de um casal rico e passa a morar na casa dos patrões.

No filme
Reprodução

No filme “Que Horas Ela Volta?”, Val (Regina Casé) vai para cidade grande para dar mais condições para a filha

 Zé do Burro

Leonardo Villar é Zé do Burro no filme “O Pagador de Promessas”. Ele é um homem humilde e dono de um pequeno pedaço de terra no interior da Bahia que enfrenta a rigidez da igreja ao tentar cumprir uma promessa feita no candomblé.

Romão

Em “O Caminho das Nuvens”, Romão, interpretado por Wagner Moura, é um pai de família da Paraíba que, desempregado, decide sair do Nordeste rumo ao Rio de Janeiro em busca de um emprego que lhe pague um salário de R$ 1000.

Zizo

O nordestino Zizo de “A Febre do Rato”, é um poeta que resolve viver em um mundo particular, em que ele ajuda os mais pobres, mas também comete algumas maldades, até conhecer uma mulher boa e estudada.

Jonas

Jonas (Guilherme Weber) de “Árido Movie” é um repórter que trabalha em São Paulo e volta para sua cidade-natal, no interior do nordeste, para enterrar o pai assassinado onde conhece uma parte da família que lhe cobra para vingar o assassinato.

Clara

Em “Aquarius”, Sonia Braga é Clara, uma mulher que mora em um apartamento na praia de Boa Viagem, em Recife, onde criou seus filhos e viveu grande parte da sua vida. A pernambucana sofre ameaças por parte de alguns interessados em construir um novo prédio no local onde ela mora, porém, ela não quer ceder o espaço.

Lisbela

A comédia romântica “Lisbela e o Prisioneiro” conta a história de amor proíbido entre Lisbela, Débora Falabella, e Leleu, Selton Mello. O filme se passa no nordeste e gira em torno do romance entre o casal nordestino.

Fonte: Gente – iG @ http://gente.ig.com.br/2016-10-08/dia-nordestino-personagens.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s