Maior plantação de rosas do Brasil fica no Ceará, na Serra de Ibiapaba

dsc_0323

A neblina atravessa a Serra de Ibiapaba, no Ceará, quando a noite cai. Os moradores de Viçosa do Ceará já estão acostumados: durante o inverno, quase todo dia a cidade amanhece encoberta por uma névoa. É o resultado da umidade na serra cearense. Nem parece que se está em pleno Nordeste.

Ao longo do dia o sol vai revelando novas surpresas: água limpa, transparente e em muita quantidade. Um paraíso escondido entre as pedreiras do Nordeste. A água que brota da terra é a riqueza que atrai os novos conquistadores da região. São pequenos produtores de flores que saíram das grandes cidades para recomeçar a vida.

Na Serra Grande fica a maior fazenda de rosas do país. Outra vantagem do clima frio e úmido é que ele faz bem aos olhos. Por causa dele aquela parte do Nordeste fica mais colorida. É difícil de imaginar, mas uma boa parte das flores encontradas em muitos lugares do Brasil vem do Ceará. Um mercado em plena expansão.

“Nós estamos com 372 empregados. Todos os meses nós temos contratação”, conta a gerente Gracinha Brito.

Seis mil índios já viveram na Serra de Ibiapaba

Na Serra de Ibiapaba já viveram 6 mil índios de tribos diferentes. Quando chegaram os primeiros colonizadores, começava a nascer o Ceará de hoje.

“A Ibiapaba é uma placenta de onde a nossa civilização se formou, se gerou. Onde a partir do choque de povos primitivos com os colonos europeus nasceu esse homem típico da região”, explica o professor de história Raimundo Alves de Araújo.

Foram muitos os conquistadores: Holandeses, franceses e, finalmente, os portugueses. o motivo da vitória portuguesa? A cruz dos jesuítas.

Os jesuítas chegaram à serra cearense no século 17 e foram recebidos pela tribo dos tabajaras. Durante muitos anos, indígenas e brancos alternaram guerra e paz. Por conta dessas batalhas, a coroa portuguesa levou quase um século para fundar a aldeia de Ibiapaba, a primeira delas, que hoje se chama Viçosa do Ceará.

neblina atravessa a Serra de Ibiapaba, no Ceará (Grep) (Foto: Globo Repórter)Neblina atravessa Viçosa do Ceará, na Serra de Ibiapaba

 

(Globo Reporter)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s