1 milhão de jovens moram sozinhos no Ceará, diz pesquisa

morar_sozinho

Seja para ter mais privacidade, para estudar em uma cidade distante ou até mesmo por um desentendimento familiar, morar sozinho atualmente já se tornou um hábito comum. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 1 milhão de cearenses moram sozinhos em todo o estado.

Com esse grande aumento de novos moradores, o mercado imobiliário está se adaptando a essa nova demanda. Em entrevista à rádio Tribuna Bandnews FM, o proprietário de uma imobiliária em Fortaleza Lima Júnior explicou como o mercado tem feito para se readaptar.

“Esse mercado aumentou de uns dois anos para cá. A gente procura se adaptar dando uma orientação melhor aos investidores, que trabalham fazendo investimento em locação, construindo pequenos prédios. Esses prédios tendem a ser desejo deste perfil de público. Então, orientamos os investidores para que eles façam empreendimentos pensando nessas pessoas”, destacou Lima Júnior.

Para a bancária Mariana Braga, de 28 anos, que mora sozinha desde os 21, tal opção foi uma decisão particular. “Quando eu consegui o primeiro emprego, vi que dava pra pagar um apartamento e resolvi sair para ter uma independência mesmo. Eu queria chegar e sair na hora que eu quisesse, mesmo a relação com os meus pais sendo muito boa, resolvi tomar essa atitude”, contou em entrevista à Tribuna BandNews FM.

Outro caso bem comum das pessoas morarem sozinhas é o motivo do estudo. Segundo a estudante Amara Alcântara, de 25 anos, a opção de se distanciar dos pais foi para estudar em uma cidade diferente. “Eu moro sozinha há quatros anos e meus pais moram no interior. Eu precisa estudar e desde então eu moro só. As vantagens de se morar sozinha é mais a questão da liberdade mesmo. Já a desvantagem é a questão de responsabilidade, você precisa fazer muita coisa sozinha”, contou a estudante.

Um estudo feito pela Caixa Econômica Federal mostra que jovens com até 30 anos se tornaram os principais investidores de financiamento da casa própria. Desde 2003, eles passaram a representar 36% no total de financiamentos oferecidos pelo banco.

(Tribuna Band News FM)

Deixe uma resposta

